Vale qualificada para licitação de mina no Peru


LIMA (Reuters) - A Companhia Vale do Rio Doce é uma das pré-qualificadas para a privatização do depósito de fosfato Bayóvar, localizado na região de Piura, no norte do país, que se realizará no dia 15 de março.
Além da Vale, estão na disputa as empresas Mosaic -- formada pela fusão da norte-americana IMC Global com a Cragill Crop Nutrition -- e a brasileira Bunge, líder no setor de fertilizantes no Brasil.
O Peru lançou uma campanha no exterior para vender este ano outras duas potenciais minas, principalmente de cobre, a La Granja e a Michiquillay, aproveitando o bom preço do metal vermelho no mercado internacional.
Jorge Merino, chefe da equipe de privatização dos ativos mineradores do Peru, viajou no fim de semana ao Canadá para se reunir com empresas multinacionais interessadas na concessão dessas minas, localizadas ao norte do país, depois do êxito obtido no ano passado com a venda da mina de Las Bambas.
Depois de uma disputa que incluiu a Vale do Rio Doce, a suiça Xstrata comprou a mina de cobre de Las Bambas por 121 milhões de dólares, no ano passado. 'Vamos enfocar em La Granja e Michiquillay', disse Merino à Reuters pouco antes de sua viagem.
Segundo Merino, o atrativo de La Granja e Michiquillay é que se encontram em Cjamarca, uma região onde se encontra a maior mina de ouro da América Latina, Yanacocha, operada pela Newmont, uma empresa baseada nos Estados Unidos.
'Estamos indo a um evento anual sobre minério esta semana em Toronto, para encontrar empresas interessadas. São empresas de reconhecimento mundial e não posso dizer os nomes destas firmas sem ter suas autorizações', acrescentou ele.
O Peru convidou investidores em dezembro para que se pré-qualifiquem para o próximo leilão da La Granja, cujas tentativas anteriores de venda foram frustradas pelo seu alto custo.
Mas agora o governo peruano relançou este projeto quando o preço do cobre ainda está alto. Na segunda-feira o metal era cotado a 1,52 dólares a libra, em comparação a 0,70 dólares no mesmo período em 2002.
As reservas de Michiquillay são calculadas em 544 milhões de toneladas com uma lei de cobre de 0,69 por cento, segundo o site do órgão estatal que promove os investimentos privados no Peru. Também tem conteúdo de ouro e prata.


08/03/2005

Fonte: Uol News

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita