Listadas entre as principais reivindicações de Joinville para a segurança pública há mais de dois anos, as câmeras de monitoramento controladas pela Polícia Militar estão próximas de se tornar uma realidade. Mas os joinvilenses terão de esperar, no mínimo, mais um mês para que os cem primeiros equipamentos estejam em pleno funcionamento.
A expectativa é de que toda a distribuição da fibra ótica necessária para a transmissão dos dados fique pronta até semana que vem. Só que, mesmo com o aparato tecnológico à disposição, a PM em Joinville ainda dependerá da adaptação de três salas próprias para o gerenciamento e análise das câmeras — duas na área do 8º Batalhão da PM, nas regiões central e Norte, e uma na região do 17º BPM, na zona Sul.
Segundo o comandante-geral da 5ª Região da PM, coronel Benevenuto Chaves Neto, terá de ser feita uma licitação para a reforma dos espaços e compra do imobiliário. A Prefeitura, diz o comandante, fez o repasse para os serviços necessários na semana passada. Município e Governo do Estado firmaram um convênio ainda no ano passado para garantir a instalação dos aparelhos.
— Espero e tenho me esforçado para conseguir que, no mais tardar, dentro de um mês ou um mês e meio elas já estejam funcionando. O que demora é a burocracia — diz o comandante.
A instalação das cem novas câmeras digitais não implicará na desativação das 41 atuais câmeras analógicas. Assim, Joinville passará a contar com 141 equipamentos de videomonitoramento. Serão 91 na área do 8º Batalhão e outros 50 no perímetro do 17º BPM. Também é prevista a instalação de mais cem câmeras digitais de um segundo lote, em data a ser definida.
Com a adaptação das três salas para o acompanhamento das imagens, o trabalho será descentralizado. Isto porque, hoje, o monitoramento das câmeras cabe à Central Regional de Emergência (CRE), na sede do 8ºBPM, onde é feita a triagem de todas as chamadas de urgência e emergência em Joinville. Após a adaptação dos novos espaços, fora do 8º Batalhão, a CRE será voltada apenas aos atendimentos.
08/07/2015
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...