Uso de câmeras de monitoramento em Joinville depende de nova licitação


Listadas entre as principais reivindicações de Joinville para a segurança pública há mais de dois anos, as câmeras de monitoramento controladas pela Polícia Militar estão próximas de se tornar uma realidade. Mas os joinvilenses terão de esperar, no mínimo, mais um mês para que os cem primeiros equipamentos estejam em pleno funcionamento.

A expectativa é de que toda a distribuição da fibra ótica necessária para a transmissão dos dados fique pronta até semana que vem. Só que, mesmo com o aparato tecnológico à disposição, a PM em Joinville ainda dependerá da adaptação de três salas próprias para o gerenciamento e análise das câmeras — duas na área do 8º Batalhão da PM, nas regiões central e Norte, e uma na região do 17º BPM, na zona Sul.

Segundo o comandante-geral da 5ª Região da PM, coronel Benevenuto Chaves Neto, terá de ser feita uma licitação para a reforma dos espaços e compra do imobiliário. A Prefeitura, diz o comandante, fez o repasse para os serviços necessários na semana passada. Município e Governo do Estado firmaram um convênio ainda no ano passado para garantir a instalação dos aparelhos.

— Espero e tenho me esforçado para conseguir que, no mais tardar, dentro de um mês ou um mês e meio elas já estejam funcionando. O que demora é a burocracia — diz o comandante.

A instalação das cem novas câmeras digitais não implicará na desativação das 41 atuais câmeras analógicas. Assim, Joinville passará a contar com 141 equipamentos de videomonitoramento. Serão 91 na área do 8º Batalhão e outros 50 no perímetro do 17º BPM. Também é prevista a instalação de mais cem câmeras digitais de um segundo lote, em data a ser definida.

Com a adaptação das três salas para o acompanhamento das imagens, o trabalho será descentralizado. Isto porque, hoje, o monitoramento das câmeras cabe à Central Regional de Emergência (CRE), na sede do 8ºBPM, onde é feita a triagem de todas as chamadas de urgência e emergência em Joinville. Após a adaptação dos novos espaços, fora do 8º Batalhão, a CRE será voltada apenas aos atendimentos.


08/07/2015

Fonte: A Noticia

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita