Usinas térmicas deverão predominar em novo leilão


Rio - Empreendimentos para atender a demanda em 2009 serão licitados dia 12 de junho próximo. Em meio à desconfiança do mercado quanto a um novo racionamento de energia, o governo anunciou ontem a data de 12 de junho para a realização de um novo leilão de novos empreendimentos energéticos para suprir a demanda prevista para 2009. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, justificou que, diante do prazo de três anos para construir essas novas usinas, a tendência é que os empreendimentos termelétricos a gás e a óleo combustível, predominem na disputa.
O governo também pretende promover duas novas licitações de empreendimentos energéticos no segundo semestre deste ano, destinados a preencher a demanda prevista para 2011. Nessas duas licitações, segundo Tolmasquim, provavelmente serão incluídas as usinas hidrelétricas excluídas do último leilão de novos empreendimentos, por falta de licenças ambientais. Também será licitado o complexo de usinas do Rio Madeira (RO), que deverá agregar 7 mil novos MW ao sistema elétrico nacional.
Ontem, a consultoria Frost & Sullivan divulgou estudo sobre o setor energético latino-americano, que reafirma o risco, já descartado pelo governo, de ocorrer um novo racionamento de energia em 2009. A consultoria justifica que, diante do crescimento econômico projetado para o País, a tendência é que a demanda supere a oferta prevista de energia daqui a três anos.


14/03/2006

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Avisos Licitações

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

03/02/2023

MPF divulga pregão eletrônico para aquisição de água mineral para unidade no PI

O Ministério Público Federal (MPF) torna público o...

03/02/2023

Licitação para ampliação do aeroporto de Cachoeiro pode sair neste ano

O projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Muni...

03/02/2023

Raquel Lyra abre nova licitação de R$ 303 milhões. Saiba para qual finalidade

O Governo do Estado abriu uma licitação de R$ 303....
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita