Usinas térmicas deverão predominar em novo leilão


Rio - Empreendimentos para atender a demanda em 2009 serão licitados dia 12 de junho próximo. Em meio à desconfiança do mercado quanto a um novo racionamento de energia, o governo anunciou ontem a data de 12 de junho para a realização de um novo leilão de novos empreendimentos energéticos para suprir a demanda prevista para 2009. O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, justificou que, diante do prazo de três anos para construir essas novas usinas, a tendência é que os empreendimentos termelétricos a gás e a óleo combustível, predominem na disputa.
O governo também pretende promover duas novas licitações de empreendimentos energéticos no segundo semestre deste ano, destinados a preencher a demanda prevista para 2011. Nessas duas licitações, segundo Tolmasquim, provavelmente serão incluídas as usinas hidrelétricas excluídas do último leilão de novos empreendimentos, por falta de licenças ambientais. Também será licitado o complexo de usinas do Rio Madeira (RO), que deverá agregar 7 mil novos MW ao sistema elétrico nacional.
Ontem, a consultoria Frost & Sullivan divulgou estudo sobre o setor energético latino-americano, que reafirma o risco, já descartado pelo governo, de ocorrer um novo racionamento de energia em 2009. A consultoria justifica que, diante do crescimento econômico projetado para o País, a tendência é que a demanda supere a oferta prevista de energia daqui a três anos.


14/03/2006

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

23/04/2024

PG abre licitação de quase R$ 8 mi para formar 'muralha digital'

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa abriu uma l...

23/04/2024

Ceasa-ES anuncia abertura de licitação para solução de controle e acesso

Na última quarta-feira (17), a Centrais de Abastec...

23/04/2024

PMJP fará licitação para construir ponte Mangabeira-Valentina

Abrindo as comemorações do aniversário de 41 anos ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita