Rio - ANP fará leilão de licitação das reservas já em agosto. Com blocos recheados de reservas, a Sexta Rodada de Licitações de Petróleo promete atrair investimentos da ordem de US$ 20 bilhões. Prevê-se que, sozinha, a exploração das áreas do próximo leilão vai demandar a mesma cifra alcançada em todas as outras cinco licitações promovidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Tamanho investimento baseia-se no potencial de descoberta de petróleo a partir dos blocos nobres (3,3 bilhões de barris no período exploratório). Os investimentos devem ser feitos em sete anos, a partir de 2005, prazo fixado para que as companhias concessionárias descubram petróleo.
A oferta nas áreas que já despertam apetite das petrolíferas ocorre justamente no momento em que o governo federal passa a exigir a contratação de bens e serviços no País. O governo planeja utilizar as atividades de exploração de petróleo para promover uma nova política industrial.
Ao anunciar ontem as previsões para o leilão, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, afirmou que não abrirá mão das exigências atuais de nacionalização, apesar das queixas dos investidores com relação a conteúdo local mínimo determinado nas licitações.
O governo espera que a atração da Sexta Rodada vença a insatisfação do setor privado com a carga tributária, normas ambientais, etc. "É o filé mignon do petróleo. Quem não vai querer entrar?", disse Tolmasquim, referindo-se às áreas que a Petrobras teve de devolver por causa do fim do prazo de exploração.
British Petroleum, Amerada Hess e Shell estão entre as empresas que reivindicam mais estabilidade para o setor, mas que não descartam a possibilidade de participar do leilão. Áreas com descobertas expressivas de óleo leve, entre elas o bem-sucedido BS-500, na bacia de Santos, e o Seal-100, em Sergipe-Alagoas, são citadas pelos invetisdores com entusiasmo.
25/03/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...