US$ 20 bilhões para explorar mais petróleo


Rio - ANP fará leilão de licitação das reservas já em agosto. Com blocos recheados de reservas, a Sexta Rodada de Licitações de Petróleo promete atrair investimentos da ordem de US$ 20 bilhões. Prevê-se que, sozinha, a exploração das áreas do próximo leilão vai demandar a mesma cifra alcançada em todas as outras cinco licitações promovidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Tamanho investimento baseia-se no potencial de descoberta de petróleo a partir dos blocos nobres (3,3 bilhões de barris no período exploratório). Os investimentos devem ser feitos em sete anos, a partir de 2005, prazo fixado para que as companhias concessionárias descubram petróleo.

A oferta nas áreas que já despertam apetite das petrolíferas ocorre justamente no momento em que o governo federal passa a exigir a contratação de bens e serviços no País. O governo planeja utilizar as atividades de exploração de petróleo para promover uma nova política industrial.

Ao anunciar ontem as previsões para o leilão, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, afirmou que não abrirá mão das exigências atuais de nacionalização, apesar das queixas dos investidores com relação a conteúdo local mínimo determinado nas licitações.

O governo espera que a atração da Sexta Rodada vença a insatisfação do setor privado com a carga tributária, normas ambientais, etc. "É o filé mignon do petróleo. Quem não vai querer entrar?", disse Tolmasquim, referindo-se às áreas que a Petrobras teve de devolver por causa do fim do prazo de exploração.

British Petroleum, Amerada Hess e Shell estão entre as empresas que reivindicam mais estabilidade para o setor, mas que não descartam a possibilidade de participar do leilão. Áreas com descobertas expressivas de óleo leve, entre elas o bem-sucedido BS-500, na bacia de Santos, e o Seal-100, em Sergipe-Alagoas, são citadas pelos invetisdores com entusiasmo.


25/03/2004

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita