MONTEVIDÉU - O governo do Uruguai vai abrir em dezembro uma licitação para exploração e produção em um possível reservatório de hidrocarbonetos detectado na plataforma marítima daquele país, disse na terça-feira o ministro de Indústria e Energia do Uruguai, Daniel Martínez.
A Petrobras e a Repsol-YPF são algumas das empresas que segundo Martínez demonstraram interesse pelos dados encontrados na plataforma uruguaia.
A região onde foi encontrado gás natural e possivelmente petróleo, no leste do Uruguai, foi dividida em 11 blocos numa área de entre 4 mil e 8 mil quilômetros quadrados, explicou o ministro.
"Em algum lado teríamos quase 2 TCF de gás (trilhões de pés cúbicos) e existem indicadores bastante interessantes de petróleo", disse o Martínez à Associação de Imprensa Estrangeira no Uruguai.
"Mas até que seja perfurado não sabemos se é possível", ressaltou.
A exposição dos dados será em dezembro, e as ofertas, recebidas até julho de 2009, com pré-qualificação em abril.
Para decidir o leilão o governo levará em conta o plano de prospecção das empresas que apresentem ofertas e o custo da exploração, assim como a margem de participação que se oferecerá ao estado uruguaio e à companhia estatal uruguaia de combustíveis Ancap.
Para o ministro, em três anos se poderia saber se o reservatório é viável e se começaria a produzir "não antes de oito ou nove anos, se tudo sair bem".
O Uruguai não conta com reservas próprias de gás natural ou petróleo e deve importar entre 42 e 43 mil barris diários do petróleo que consome.
A Ancap adquire um milhão de barris de petróleo a cada 25 dias, aproximadamente, disse Martínez, ex-presidente da companhia.
18/11/2008
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...