UPA-BAGÉ- Próxima etapa será o processo de licitação


A mobilização do prefeito Luís Eduardo Colombo dos Santos e da secretária municipal de Saúde, Valéria Rodrigues, visando à liberação do projeto da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) junto à Vigilância Sanitária Estadual em Porto Alegre, na última terça-feira, teve resultado prático na manhã de ontem. Valéria e o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Luís Alberto Gonçalves Silva, receberam a informação sobre o aval ao projeto, fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde.
O valor total da obra está orçado em R$ 2 milhões, sendo que R$ 200 mil já foram liberados pelo Ministério da Saúde para dar início à construção. O próximo passo será o começo do processo de licitação da UPA, seguindo o trâmite previsto na legislação. O novo local poderá atender até 300 pessoas por dia, durante 24 horas, de segunda a domingo.
De acordo com a secretária de Saúde, o serviço significa a ampliação do suporte ao atendimento da população, auxiliando o trabalho do Pronto-Socorro, que já atende a uma demanda maior do que a que deveria”, ressalta Valéria. A rede de prestação de serviços de urgência e emergência, com a efetivação da UPA será completa. Haverá o atendimento móvel (Samu), pré-hospitalar fixo (UPA) e pré-hospitalar de emergência. “Esperamos agora publicar o edital o mais rápido possível”, reforça a secretária.
Para o secretário de Coordenação e Planejamento, a viabilização da UPA foi possível graças à dedicação da equipe técnica que montou o projeto e ao empenho do governo municipal em viabilizar a obra. “Com a aprovação pelos órgãos competentes vai ser possível, agora, tornar a UPA uma realidade para Bagé, visando ao bom atendimento da população”, enfatizou Silva. O encaminhamento para a licitação será feito na próxima semana, com expectativa de começo das obras dentro de 60 dias.
Com objetivo de qualificar e garantir o atendimento de saúde em tempo integral, a UPA será uma referência na oferta de consultas, exames e procedimentos de triagem. Tecnicamente, a unidade será uma intermediária entre as unidades básicas de saúde, o Estratégia de Saúde da Família e a rede hospitalar. O processo estimula a formação de uma ação conjunta visando à formação de uma rede organizada de atenção às urgências, com acolhimento e classificação de risco.


27/05/2011

Fonte: Minuano On Line

 

Avisos Licitações

02/06/2026

Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó

A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...

02/06/2026

Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano

A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...

02/06/2026

MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita