O prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF), em Icaraí, pode ganhar um estacionamento subterrâneo para atender ao público do Centro de Artes, que deverá ser inaugurado até maio deste ano, e do Cine Icaraí, que será reformado e comportará apresentações de balé e orquestra. A informação foi passada esta semana com exclusividade a O FLUMINENSE pelo reitor Roberto Salles.
“Estamos conversando com o município sobre a produção de um estudo de viabilidade para a instalação desse estacionamento subterrâneo. Isso é muito importante, porque com o Cine Icaraí e nosso novo Centro de Artes, a ser inaugurado até maio deste ano, será necessário um espaço para estacionar”, justificou, sem falar em número de vagas.
Segundo o reitor, a UFF planeja construir, nos próximos anos, espaços com estacionamentos que além de atender a comunidade acadêmica, poderão ser compartilhados com a população.
“Pretendemos dar nossa contribuição e construir um prédio nas proximidades do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro, que abrigaria um hotel para nosso curso de turismo e hotelaria. Ele seria autossustentável e contaria com sete andares de garagem, com vagas para servidores e alunos da UFF, bem como para os cidadãos de Niterói também”, detalhou Salles, informando que as iniciativas estão em análise para serem desenvolvidas em conjunto com a Prefeitura da cidade.
Convênios
Roberto Salles anunciou também que tem conversado sobre possíveis convênios com a Prefeitura em outras áreas.
“No setor de educação, temos uma iniciativa com a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) para capacitar gestores de escolas. Queremos expandir isso para Niterói. Na saúde, pensamos em transformar o Huap em um hospital de apoio ao município. Na área do turismo, o Rio de Janeiro recebe quase cinco milhões de visitantes enquanto Niterói apenas 30 mil. Precisamos mudar esse parâmetro com profissionalismo e queremos a UFF nessa questão”, enumerou.
Reitor busca parceria da Petrobras
Adquirido pela universidade no fim de 2011, o Cine Icaraí, que passará por reforma, poderá ser aberto ao público no ano que vem, estima Roberto Salles. Para isso, ele anunciou que está buscando patrocínio da Petrobras.
“Fizemos um plano de negócios para o Cine Icaraí para não aportarmos dinheiro e, ao mesmo tempo, a população ter, no futuro, um local acessível para frequentar. Obtivemos autorização do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) para a reforma e o resultado do concurso de seleção dos projetos sairá neste mês. Com isso, licitaremos a obra. Porém, nesse meio tempo, estou levando esse plano para a Petrobras, porque temos interesse de tê-la como principal parceira. Se tudo andar no ritmo normal, no início do próximo ano, o novo Cine Icaraí pode ser entregue”, disse.
Salles lembra, no entanto, que a universidade não devolverá o cinema à população em seu formato original.
“Vamos dar sustentabilidade para uma nova iniciativa cultural, porque mantê-lo implica em necessidades de estacionamento e acessibilidade. Logo, precisamos criar um espaço multifuncional, com ocupação sistemática em 200 ou 300 dias por ano”, acrescentou o vice-reitor, Sidney Mello.
“As ações do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) já começaram. Nossos concursos são todos para doutores. Atualmente, quase 95% do Corpo Docente são mestres ou possuem Doutorado. Isso significa mais pesquisa e melhora da pós-graduação. Na graduação, a universidade passou de 65 para 104 cursos oferecidos para os estudantes. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), estamos entre as três universidades mais procuradas no Brasil”, lembrou o reitor.
Entrega de dez obras
O vice-reitor Sidney Mello informou que a Universidade Federal Fluminense (UFF) planeja entregar neste ano 10 obras, entre elas os novos prédios das faculdades de Economia, Matemática e Turismo, uma estrutura do Instituto de Física, dois complexos de salas de aula, além de uma moradia estudantil em Niterói.
“Isso sem contar com as obras nas demais cidades. É importante ter uma visão da UFF além do aspecto de um único município”, sublinhou Mello.
“Acabamos de inaugurar a morada de estudantes em Rio das Ostras, onde estabelecemos a primeira linha de pós-graduação. Colocamos uma nova unidade em Pádua e estamos erguendo outras duas em Campos dos Goytacazes e Angra dos Reis. Desde 2006 já entregamos 42 obras e reformas, somos a universidade mais interiorizada do Brasil”, observou.
13/01/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...