Unicel vence licitação para ser a quarta operadora de celular em SP


Amparada por uma decisão judicial, a Unicel venceu a licitação para se tornar a quarta operadora de telefonia celular da região metropolitana de São Paulo, realizada ontem pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
O início das operações, entretanto, ainda depende de uma análise de documentos de habilitação e aprovação da diretoria da agência.
Na licitação, iniciada há pouco mais de um ano, a Unicel ofereceu R$ 93,8 milhões pela licença -equivalente ao preço mínimo previsto no edital.
A Unicel pertence a um grupo de investidores estrangeiros que tenta, há alguns anos, prestar serviço de telefonia no país.
Ontem, a empresa prometeu tarifas 40% menores do que a média praticada pelas concorrentes Vivo, TIM e Claro.
Segundo o representante dos investidores estrangeiros que darão amparo financeiro à empresa no Brasil, Edward Jordan, a proposta da Unicel é ser uma empresa de baixo custo e baixo preço.
Focada no mercado pré-pago, a Unicel não pretende subsidiar os aparelhos celulares, como fazem as concorrentes, mas apostar na venda do chip (cartão utilizado na tecnologia GSM que corresponde à linha telefônica).
Investimento
Jordan explicou que a empresa já realiza testes e também negocia com fornecedores e empresas que possuem suas redes instaladas para compartilhamento de torres. Ele calcula que serão necessários investimentos de US$ 150 milhões até que o negócio comece a ter rentabilidade. Ainda não há uma definição sobre o início das operações, mas o edital da agência estabelece o prazo máximo de 12 meses após a assinatura do contrato.
A Comissão Especial de Licitação da Anatel ainda vai analisar os documentos de habilitação da Unicel para submeter o resultado da licitação ao conselho diretor da agência. Mas o próprio presidente da comissão, Nelson Takayanagi, disse que é muito difícil uma desclassificação da empresa nessa fase. Segundo ele, normalmente esse processo leva cerca de duas semanas para ser concluído.
Essa análise será feita sob o ponto de vista do controle societário da empresa, das possíveis relações de coligação com outras companhias e da regularidade com tributos municipais, estaduais e federais.


07/02/2007

Fonte: Folha de São Paulo

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

12/04/2024

Aberta licitação para construção da sede da Administração de Sol Nascente/Pôr do Sol

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita