União quer licitar novos trechos de ferrovias


O governo federal quer licitar novos trechos de ferrovias para interligar a Norte-Sul aos portos de Pecém (CE), Suape (PE), Santos (SP) e Rio de Janeiro. O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) disse que até o início de 2008 deverá ser editada uma medida provisória autorizando as concessões.
Ele informou que a proposta é fazer uma leilão na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e, nessa licitação, arrecadar aproximadamente R$ 2,5 bilhões. O dinheiro seria usado para construir um trecho ligando Anápolis (GO) a Santa Fé do Sul (SP) e outro ligando um ponto ainda indefinido do traçado da Norte-Sul à cidade de Eliseu Martins (PI).
A idéia é que o setor privado explore as ferrovias no mesmo modelo usado para a Norte-Sul: o governo concede os trechos à estatal Valec, que faz uma subconcessão. Os novos trechos são vendidos em leilão, o governo arrecada o dinheiro, constrói a ferrovia e a empresa ou consórcio privado vencedor tem o direito de explorar a linha.
No início de outubro, a Vale do Rio Doce participou sozinha de um leilão de subconcessão ferroviária e arrematou, por R$ 1,478 bilhão (preço mínimo), o trecho de 720 quilômetros da Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Palmas (TO). A Vale vai operar o trecho por 30 anos.
Com a ligação entre Anápolis (GO) e Santa Fé do Sul (SP), a ferrovia Norte-Sul se interligaria às malhas ferroviárias já existentes na região Sudeste e chegaria aos principais portos da região: Santos (SP) e Rio de Janeiro.
Já a ligação do traçado da Norte-Sul à cidade de Eliseu Martins (PI) iria fazer a ligação com a ferrovia Transnordestina (em construção) e, a partir daí, dar acesso aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE).


22/11/2007

Fonte: FolhaNews

 

Avisos Licitações

21/07/2024

Prefeitura de Campo Grande lança licitações para vidro, creatina e home care

A Prefeitura de Campo Grande lançou licitações par...

21/07/2024

Ministério da Agricultura abre licitação para contratar serviços terceirizados em MS

O Ministério da Agricultura e Pecuária abriu licit...

20/07/2024

Governo de SP anuncia licitação para duplicação da rodovia Bunjiro Nakao

O Governo de São Paulo publicou uma licitação para...

20/07/2024

Cidade de SC fará Centro de Eventos ao lado de atração recém-aberta

Está em finalização um projeto que será feito em f...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita