A expansão da Ferrovia Norte-Sul (FNS) está saindo do papel quase 20 anos depois de o projeto ter sido lançado pelo ex-presidente José Sarney, na década de 80. A Valec, concessionária da Norte-Sul, aguarda sinal verde do Ministério dos Transportes e da Casa Civil para lançar o edital de licitação de um trecho de 451 quilômetros a ser construído entre Babaçulândia e Porto Nacional, em Tocantins, com investimento estimado em US$ 400 milhões. A maior interessada é a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), que opera 215 quilômetros da ferrovia.
Roger Agnelli, presidente da Vale, disse que está conversando com o governo federal para abertura da licitação. A idéia inicial era fazer a expansão da malha via Parceria Público Privada (PPP), mas o próprio governo já sinalizou que optará pelo modelo de concessão. "Se houver a licitação, temos interesse", destacou Agnelli, adiantando que a Vale já tem projeto montado e conta com o apoio financeiro do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). O executivo acredita que deve haver outros interessados no negócio. "É só uma questão de o governo decidir e definir quando vai ser a licitação".
As apostas são de que o edital seja lançado ainda este ano. Ulisses Assad, diretor de engenharia da Valec, disse que não existe no governo federal obra que possa ser feita com a velocidade da Norte-Sul. Segundo ele, o projeto de engenharia está pronto e existe licença ambiental prévia para tocar o empreendimento. "Já temos assessoria jurídica para lançar o edital."
14/10/2005
23/09/2023
Deputado Arlen Santiago celebra aviso de licitação da MGC-122
Sempre comprometido com as questões que podem gera...23/09/2023
Por conta de erosão, Seop abre licitação para revitalizar Calçadão da Gameleira
Por conta da erosão apresentada após a vazante do ...23/09/2023
BR-232:duplicação da BR-232 até o Sertão de Pernambuco mais perto.Licitação dos estudos é lançada
O estudo para duplicar a BR-232 entre São Caetano,...23/09/2023
Após 2 anos, Ribeirão Preto abre licitação de novo prédio do Bom Prato no Centro
Após dois anos do anúncio, a Prefeitura de Ribeirã...