União prepara licitação para expansão da ferrovia Norte-Sul


A expansão da Ferrovia Norte-Sul (FNS) está saindo do papel quase 20 anos depois de o projeto ter sido lançado pelo ex-presidente José Sarney, na década de 80. A Valec, concessionária da Norte-Sul, aguarda sinal verde do Ministério dos Transportes e da Casa Civil para lançar o edital de licitação de um trecho de 451 quilômetros a ser construído entre Babaçulândia e Porto Nacional, em Tocantins, com investimento estimado em US$ 400 milhões. A maior interessada é a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), que opera 215 quilômetros da ferrovia.
Roger Agnelli, presidente da Vale, disse que está conversando com o governo federal para abertura da licitação. A idéia inicial era fazer a expansão da malha via Parceria Público Privada (PPP), mas o próprio governo já sinalizou que optará pelo modelo de concessão. "Se houver a licitação, temos interesse", destacou Agnelli, adiantando que a Vale já tem projeto montado e conta com o apoio financeiro do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). O executivo acredita que deve haver outros interessados no negócio. "É só uma questão de o governo decidir e definir quando vai ser a licitação".
As apostas são de que o edital seja lançado ainda este ano. Ulisses Assad, diretor de engenharia da Valec, disse que não existe no governo federal obra que possa ser feita com a velocidade da Norte-Sul. Segundo ele, o projeto de engenharia está pronto e existe licença ambiental prévia para tocar o empreendimento. "Já temos assessoria jurídica para lançar o edital."


14/10/2005

Fonte: Valor On Line

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita