PELOTAS - Um dos principais acessos ao Município, a avenida Fernando Osório se tornará o novo canteiro de obras do governo do prefeito Adolfo Antonio Fetter, somando-se aos mais de 90 quilômetros pavimentados em seis anos. A coordenação da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da Prefeitura projeta o início das intervenções na via pública a partir do final de maio próximo ou, o mais tardar, no final do primeiro semestre deste ano.
De acordo com o coordenador-adjunto do órgão, Raul Odone, o projeto do edital está em fase final de adequação para abertura da licitação em março. Como o empreendimento pertence ao Projeto Pelotas Polo do Sul, existe um trâmite a mais em relação aos processos convencionais de concorrência pública: a não objeção do Banco Mundial. Este procedimento demandará cerca de 15 dias em razão da aprovação da instituição, que financia diversas ações de qualificação territorial, geração de emprego e renda e desenvolvimento institucional, com a melhoria do serviço público.
"A participação popular é uma característica de todo o planejamento, dada à complexidade e a quantidade de alterações em todo o percurso da avenida", afirma Odone. Além de realizar audiência pública no início de dezembro de 2010, para receber as sugestões da comunidade, a UGP abriu um prazo extra aos moradores que não puderam comparecer no debate. Até sexta-feira passada (7), a equipe da Unidade concedeu informações aos interessados, a maioria dos setores de transporte e beneficiamento de arroz, cujas matrizes localizam-se na Fernando Osório.
A avenida será contemplada também com melhoria em asfalto dos pontos mais críticos do pavimento, alargamento da pista, implantação de meios-fios, implementação de ciclovia, reconstrução do canteiro central, arborização e redução do número de retornos. Elaborado pela Incorp, contratada pela administração em regime de concorrência pública, o projeto inclui mobiliário urbano novo; drenagem; sinalizações vertical, horizontal e turística; 30 travessias; iluminação especial; e redefinição do tráfego.
Segundo o planejamento estratégico, fruto também do empenho da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) e rubricado pelo chefe do Executivo, as avenidas Salgado Filho, Leopoldo Brod, 25 de Julho e Domingos de Almeida também serão revitalizadas em 2011. As vias vão integrar um lote de grande avenidas recuperadas: Juscelino Kubitschek de Oliveira, Ferreira Viana, Doutor Antônio Augusto de Assumpção e Bento Gonçalves (prolongamento).
14/01/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...