UFU fará nova licitação para retomada das obras de expansão do Hospital de Clínicas


O contrato com a construtora responsável pelas obras do novo Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), IBEG Engenharia e Construções, foi anulado e a universidade vai iniciar os trâmites para elaboração de novo processo licitatório. O extrato de anulação foi publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (30).

O G1 entrou em contato com a empresa nos telefones fixos disponíveis na internet, contudo ninguém atendeu às ligações.

A universidade havia rescindido o contrato com a empresa que está em processo de recuperação judicial desde 2016, contudo, a empreiteira recorreu judicialmente. Segundo o prefeito universitário, João Jorge Ribeiro Damasceno, o pedido para declaração de nulidade ocorreu levando em consideração um parecer do Ministério Público Federal (MPF), já que as obras continuaram paradas.

"A rescisão não havia sido permitida e a empresa continuou a não cumprir as obrigações conforme previsto no processo de licitação. Então partimos para a anulação e agora é esperar um posicionamento para ver se a empresa vai recorrer. Mas, de qualquer forma, vamos preparar um novo processo”, disse Damasceno.

O processo de licitação deve ocorrer em dois meses e a universidade estima que se levará mais dois anos para concluir o prédio, a partir da contratação da nova empresa. Até o momento, cerca de 40% das obras foram executados sendo disponibilizado em torno de R$ 30 milhões dos recursos federais.

O prefeito ainda reforçou que a universidade irá aproveitar a nova licitação para fazer adequações aos projetos da expansão do HC-UFU e não medirá esforços para que o pronto-socorro seja, finalmente, entregue à população.

“Essa é uma obra muito importante não só para Uberlândia, mas para a região. Se trata da expansão do nosso hospital, com potencial de atendimento de milhões de pessoas”.

Andamento das obras
O bloco 8DJU, com área de 26.210.96 m², começou a ser construído no Bairro Umuarama há quase seis anos para receber o novo pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFU. A construção desacelerou, ficou paralisada por algumas vezes e acabou não sendo entregue até 2015, como previsto anteriormente. O investimento total está orçado em cerca de R$ 120 milhões com recursos do governo federal.


02/02/2018

Fonte: G1 Triangulo Mineiro

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita