A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) publicou, nesta segunda-feira, a licitação para tomada de preços de obras para reforma e adequação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do prédio da antiga Reitoria, localizado na Rua Floriano Peixoto.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da CDN, nesta terça-feira, o reitor Paulo Afonso Burmann comentou sobre o projeto que deve, além de reformar e adequar o PPCI, regularizar as instalações elétricas da estrutura.
- O prédio da antiga Reitoria é para ser um prédio de relações comunitárias, um prédio para abrigar atividades da universidade, projetos que tenham estreita ligação com a comunidade - comentou o reitor.
O objetivo é alojar os projetos de extensão no centro da cidade, para ter um contato maior com a comunidade santa-mariense. Como exemplos, Burmann citou a Assistência Jurídica - que já funciona na antiga Reitoria - e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC), que hoje funciona no campus do bairro Camobi.
O reitor também afirmou que será montado um espaço para co-working e inovação. A ideia é que pelo menos um andar do prédio seja direcionado para isso.
No momento, ainda não há prazos para a realização das obras, uma vez que, segundo Burmann, estão ligados a questões orçamentárias da universidade e à capacidade da instituição de captar recursos para a reforma do prédio. A estimativa é de um investimento entre R$ 6 e R$ 7 milhões.
O reitor também negou qualquer possibilidade da realização de aulas dos cursos da UFSM na antiga Reitoria.
- Não tem nenhum projeto que envolva o retorno das aulas para aquele espaço. A não ser algum curso, a ser ministrado em algumas salas, mas não aulas formais. Isso não vai acontecer tão cedo. Não está no projeto da universidade, uma vez que todos os cursos estão no campus - afirmou Burmann.
"GARAJÃO"
Logo ao lado do prédio da antiga Reitoria, na rua Astrogildo de Azevedo, fica uma antiga garagem da UFSM, conhecida como "garajão", hoje inutilizada e com uma série de problemas estruturais. Segundo Burmann, existem planos para a revitalização do terreno, que seria transformado em uma praça ligando as ruas Astrogildo de Azevedo e Dr. Alberto Pasqualini, a popular 24 Horas.
A ideia do reitor é lançar o projeto para o debate com a comunidade, a prefeitura, Câmara de Vereadores e "lideranças empresariais da região".
Essa será uma licitação diferente da desenvolvida para a reforma da antiga Reitoria.
09/11/2021
04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...