A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) deu um passo importante para a recuperação da infraestrutura da sua Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), localizada na Cidade Universitária. No último dia 22/12, foi publicado no Diário Oficial da União o aviso de licitação que terá como objeto a recuperação estrutural do telhado do edifício sede da unidade, aguardada com expectativa pela comunidade acadêmica.
“Foi uma vitória coletiva, que envolveu a Administração Central e o corpo social da EEFD: direção, docentes, servidores técnico-administrativos em educação e alunos”, afirmou o reitor da UFRJ, Roberto Medronho.
A Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) será responsável pela condução do processo licitatório, que prevê a contratação semi-integrada de empresa especializada para elaborar o projeto executivo e executar as obras de recuperação da cobertura dos blocos A e B da EEFD.
O investimento estimado para a intervenção é de R$ 5.887.478,45, recurso que será destinado à correção de problemas estruturais no telhado, considerados essenciais para garantir a segurança, funcionalidade e preservação do prédio, que abriga atividades acadêmicas, administrativas e esportivas. A sessão pública da licitação está marcada para o dia 13/2/2026, às 10h, na sala de reuniões da FUJB, na Urca.
De acordo com a Fundação, as empresas interessadas poderão acessar a documentação completa do edital diretamente no site da instituição (http://www.fujb.ufrj.br) ou retirá-la presencialmente no Setor de Licitações, mediante a entrega de um pen drive. Informações adicionais podem ser obtidas por telefone ou e-mail (21 3034-5861 / slc@fujb.ufrj.br), no horário de 9 às 12h e de 14 às 17h.
A EEFD é referência nacional na formação em Educação Física e Desportos. As obras de recuperação vão contribuir para a continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da preservação do patrimônio físico da UFRJ.
Histórico de ocorrências estruturais na EEFD
A licitação anunciada pela UFRJ ocorre em meio a um histórico recente de problemas estruturais no prédio da Escola de Educação Física e Desportos.
Em 2023, houve o desabamento da marquise de uma área utilizada pelo curso de Dança da EEFD, onde funcionavam quatro salas de aula. O incidente ocorreu no corredor de entrada do prédio, em frente à Coordenação de Extensão, e levou à suspensão temporária das aulas presenciais.
No ano seguinte, parte de um beiral da unidade cedeu, atingindo paredes de um corredor de acesso ao ginásio e às salas de aula. A ocorrência levou, novamente, à suspensão temporária das atividades presenciais no local, como medida preventiva de segurança.
Com os desabamentos, dois dos cinco blocos que integram a EEFD, o A e o B, onde se localizam vestiários, salas de aula teóricas e práticas, foram interditados. Em razão disso, as aulas passaram a ser ministradas fora do prédio, em outras unidades acadêmicas, em dois campi da UFRJ: na Cidade Universitária e na Praia Vermelha.
Como consequência, no primeiro semestre de 2025, os cursos de graduação em Educação Física e em Dança não receberam novos alunos.
Os desafios de infraestrutura enfrentados pela Universidade estão diretamente relacionados à restrição orçamentária dos últimos anos. Em nota, o reitor da UFRJ defendeu um orçamento justo para as universidades federais, após novos cortes na Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pelo Congresso Nacional para 2026.
“É inaceitável que se retirem recursos de universidades públicas — que formam profissionais de excelência, produzem mais de 90% da ciência do país e asseguram a capacidade brasileira de inovar — para ampliar a alocação destinada a emendas parlamentares. Essa escolha compromete o interesse público, fragiliza a soberania científica e tecnológica do Brasil e penaliza diretamente a população que depende dos serviços e do conhecimento gerados pelas universidades”, disse Medronho.
A Escola de Educação Física e Desportos
Fundada em 1939, a Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) completou, em 2025, 86 anos de existência.
Inicialmente, em função da estrutura necessária para a realização das aulas práticas, o curso utilizou instalações de lugares como o Fluminense, o Instituto de Surdos e Mudos e da Fortaleza de São João.
Depois, a EEFD passou a funcionar no campus da Praia Vermelha, permanecendo lá até o início da década de 1970. No local, havia salas de luta e de ginástica, piscina e campos de futebol.
O prédio atual da escola, na Cidade Universitária, foi inaugurado em 1972. As instalações grandiosas visavam ao atendimento a toda a Universidade com práticas esportivas.
26/12/2025
27/12/2025
Antaq autoriza licitação de terminal de granéis minerais no Porto de Natal
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Ant...26/12/2025
Prefeitura abre licitação para revitalização da Área de Lazer do Trabalhador
A Prefeitura de Piracicaba, publicou a abertura de...26/12/2025
UFRJ anuncia licitação para recuperar telhado da Escola de Educação Física e Desportos
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...