A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Superintendência de Orçamento e Finanças (SOF), está realizando licitação destinada à contratação, por Sistema de Registro de Preços (SRP), de Serviços de Videomonitoramento para os quatro campi. O prazo para recebimento de propostas foi redefinido para o dia 08 de outubro de 2024, às 9h (horário de Brasília), após ajuste no termo de referência. O valor total estimado desta licitação é de R$ 2.626.192,51.
A licitação, na modalidade pregão eletrônico, de acordo com a Superintendente de Orçamento e Finanças, Natúcia Santos da Silva, será conduzida pelo Sistema de Registro de Preços (SRP), permitindo a implantação por etapas.
Segundo Natúcia, a empresa contratada será responsável pelo fornecimento de todos os equipamentos em regime de locação, gerenciamento e tratamento de imagens, analíticos de vídeo, leitura de placas de veículos, e armazenamento das imagens em nuvem por no mínimo 30 dias, com o fornecimento do link de internet. O contrato também prevê a implantação do sistema, treinamento da equipe, além das manutenções preventivas e corretivas dos equipamentos.
Conforme previsão na licitação, o videomonitoramento deverá ser realizado com o uso de 900 câmeras internas e 210 externas, perfazendo 1.110 câmeras. Os serviços serão prestados em 09 unidades institucionais, cobrindo todas as unidades dos campi I, II, III e IV, além das unidades fora de sede, em Mangabeira e Santa Rita. Os locais estão discriminados no Termo de Referência da licitação.
De acordo com o Superintendente de Segurança Institucional, Joesel Gomes da Silva, considerando a importância do uso da tecnologia em todos os segmentos, esse sistema de videomonitoramento será uma ferramenta essencial que permitirá uma ação mais eficaz para a segurança da comunidade universitária.
O Chefe de Gabinete, professor Pablo Nogueira, explicou como se deu o processo para realização da licitação.
“Esse processo licitatório representa a segunda fase da efetivação de um sistema de videomonitoramento que abrangerá todos os campi da UFPB. A primeira fase correspondeu à implementação de infraestrutura de lógica/comunicação e alimentação elétrica, no formato de pré-instalação nos primeiros 81 pontos de videomonitoramento no Campus I. Portanto, essa segunda fase garantirá a instalação e operacionalização das câmeras e da sala de videomonitoramento a partir da contratação do serviço com a empresa vencedora dessa licitação. Sem dúvida, será mais um marco para a UFPB”, afirmou o professor Pablo Nogueira.
O edital (nº 90012/2024) encontra-se disponível no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal (PNCP).
25/09/2024
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...