A troca de administração no Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, em março deste ano, foi o motivo da recente paralisação da obra. Os trabalhos foram suspensos por pouco mais de um mês, por conta da transição administrativa. Mas o complexo já amargou outros atrasos que fazem com que o prazo de sua conclusão, previsto para abril de 2002, esteja mais de dois anos atrasado.
— Não podemos responder pelos problemas da administração anterior. Atualmente não estamos com atrasos. A paralisação foi apenas por causa da mudança administrativa — diz o coordenador do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Carlos Alberto Castiglia.
Construção dos templos pode gerar mais atrasos
Antes da mudança administrativa, os atrasos foram causados, em grande parte, pelos insucessos na busca por recursos da iniciativa privada. O principal deles aconteceu em 1999 e provocou o cancelamento do projeto que previa para o local cinco grandes torres empresariais. A prefeitura chegou a abrir três editais de licitação para a obra, mas não obteve propostas. Uma última tentativa, em 2000, tentou atrair capital estrangeiro, oferecendo a exploração dos prédios, mas sem sucesso.
Castiglia diz que, apesar do histórico problemático, não existem motivos para que o Teatro Popular não consiga recursos para sua conclusão.
— Estamos com os outros prédios garantidos, com as obras de urbanização em andamento e com a estrutura do teatro pronta. Ele tem um grande potencial e vai despertar interesse — diz.
Mas outros dois prédios do conjunto podem desandar ainda mais o cronograma: os templos religiosos. A nova catedral católica chegou a ser ameaçada por causa de divergências entre o arcebispo dom Alano e Oscar Niemeyer. O arcebispo tentou modificar o projeto, argumentando que não era funcional. Diante da negativa de Niemeyer, ameaçou escolher outro local para erguer a nova matriz. Após meses de impasse, eles chegaram finalmente a um acordo, mas sem uma data para o início das obras. Outro projeto que também está suspenso por tempo indeterminado é a duplicação da Avenida Litorânea, na Praia de Boa Viagem, que liga o MAC ao museu do cinema.
12/09/2004
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...