Status foi alcançado após análise de ações de desburocratização, capacitação de agente de desenvolvimento, incentivo ao microempreendedor individual e às compras governamentais
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi implementada em Tremembé. A lei conseguiu atingir esse status graças aos avanços nos quatro indicadores da Lei Geral, relacionados às compras governamentais, desburocratização, Microempreendedor Individual (MEI) e agentes de desenvolvimento. O Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos monitorou o processo e confirmou a conquista.
Entre os benefícios trazidos pela lei estão a diminuição da burocracia para a abertura e baixa de empresas; incentivo à formalização de empreendimentos; melhor acesso ao crédito; geração de empregos; regulamentação da figura do microempreendedor individual e estímulo à inovação, ao associativismo e ao desenvolvimento local, com as pequenas empresas tendo tratamento privilegiado nas compras públicas.
O prefeito de Tremembé, Marcelo Vaqueli, comentou a conquista, citando as melhorias para os pequenos negócios da cidade:
“Temos a desburocratização e celeridade do processo de abertura da empresa, com tratamento diferenciado por parte da administração aos MPEs da nossa cidade. Tudo isso com um só objetivo, de desenvolver a economia local por meio da redução da informalidade e inclusão social daqueles que estão à margem da economia formal. O Sebrae-SP é parte fundamental do processo, com sua missão de fortalecer as MPEs, e detém know-how para atingir esse objetivo”, afirmou.
Vaqueli também apontou ações da Prefeitura para estimular o empreendedorismo, como a Lei de Incentivo Fiscal, emissão de alvará provisório em até 30 minutos, digitalização dos processos de abertura e encerramento das empresas e parcerias com a Associação Comercial e Industrial de Tremembé e Banco do Povo.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tremembé, Marco Antonio Queiroz Moreira, a implementação da Lei Geral é parte indispensável da inauguração da política econômica de desenvolvimento praticada pela Prefeitura.
“Considerando que o objetivo da política de desenvolvimento econômico é também alocar as MPEs, com escopo de se atingir o efetivo fortalecimento da economia local, a participação do Sebrae-SP nesse processo é de indelével importância”, comentou.
Segundo José Fabio Tau Junior, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, a comprovação dos índices estabelecidos pelo Sebrae como metas para a implementação da Lei Geral em Tremembé é uma conquista fundamental para incrementar o empreendedorismo na cidade.
“As micro e pequenas empresas de Tremembé só têm a ganhar com a implementação da Lei Geral, que foi possível com as ações feitas pela Prefeitura, como a abertura do Poupatempo do Empreendedor. Os pequenos negócios são um grande instrumento de justiça social, por sua capacidade de distribuição de renda e redução de desigualdades, promovendo a circulação da riqueza e o desenvolvimento local e regional”, afirmou.
04/11/2014
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...