Transporte público de Lajeado deve receber licitação a partir de 2018


Recebemos na manhã desta quinta-feira (22) o Prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), que completará seus primeiros seis meses à frente da administração pública do município.

O prefeito respondeu aos questionamentos de ouvintes, dentre eles, a reformulação das paradas de ônibus que serão reformuladas e devem receber um processo licitatório. “Não temos um estudo concretizado para iniciar a licitação, mas é um dos temas que pretendemos seguir no ano que vem”, cita o político.

Caumo relatou ainda que que o transporte público de Lajeado também deve passar por um processo licitatório. Ele explica que a ideia de unificar os bilhetes fará com que as pessoas que realizam um trajeto com dois coletivos para atravessar a cidade, por exemplo, paguem apenas uma passagem para realizar o deslocamento. Além disso, Caumo contou a importância de dialogar com as empresas, além de incrementar e investir mais no transporte coletivo, deixando-o mais atrativo e econômico. “Estamos resgatando o que foi feito pela administração passada, e estamos trabalhando no plano diretor. Fazendo a conjugação desses dois estudos, acredito que a partir do ano que vem tenhamos elementos concretos para realizar a licitação, e com isso, trazer melhorias para esse setor”, comenta.

Outro assunto que o administrador comentou foi sobre as polêmicas envolvendo a violação de covas em cemitérios, além da falta de espaço para sepultamento de novas pessoas. De acordo com Caumo, está sendo feito um trabalho para ampliar o número de espaços para sepultamentos. Ele explica que desde 2015 não é permitido o sepultamento em covas. Além disso, destaca que a construção de gavetas é a alternativa mais rápida para a falta de vagas e que para o projeto dar certo, é preciso construir estes espaços onde hoje estão situadas as covas. Ele frisa ainda que caso isso não ocorra, o tema será pauta de um amplo debate no futuro.

Caumo falou ainda sobre sistema carcerário de Lajeado. Segundo ele, Lajeado necessita de uma reestruturação, e por isso, o município é parceiro para que haja uma reestruturação do sistema penitenciário para lajeadenses, e não para que criminosos da região metropolitana se instalem na região através desse projeto.

O prefeito comentou ainda o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário do funcionalismo, realizado na sexta-feira (16). Segundo o administrador, a crise financeira do setor público necessitou ser contornada, e em Lajeado, medidas foram adotadas para garantir o pagamento em dia do funcionalismo.

Sobre o rotativo de Lajeado, Caumo comenta que o tema, apesar de ser polêmico, é interessante e tem seus pontos importantes. Ele destaca que a falta do Aviso de Irregularidade (AI) interfere negativamente o comércio, pois incentiva que o não pagamento pelo estacionamento, o que atrapalha a rotatividade, que é o principio do estacionamento. “Precisamos pensar em uma alternativa para que a rotatividade do estacionamento seja garantida. Nesse processo, é necessário distinguir os diferentes tipos de usuário”, cita. A possibilidade de um rotativo não pago, proposto pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas, não é descartada e deve ser implementada como forma de teste em um primeiro momento.


22/06/2017

Fonte: Independente.com

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...

04/12/2025

Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...

04/12/2025

Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026

A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...

04/12/2025

Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto

A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita