RIO - A Transpetro espera lançar ainda este ano a segunda fase do programa de renovação da frota, com a construção de, pelo menos, 16 navios de grande porte. Segundo o presidente da companhia, Sergio Machado, a empresa finaliza com a Petrobras ajustes para saber a real demanda da estatal.
Estamos discutindo o perfil adequado à necessidade do sistema Petrobras. Não adianta ter um navio que a Petrobras não quer, ponderou Machado, ressaltando que na segunda fase deve haver uma necessidade maior de navios gaseiros, tendo em vista o plano da estatal de aumentar a importância do insumo dentro da matriz energética brasileira.
Machado não falou em preços, mas garantiu que os valores dos navios da segunda fase serão menores que os cobrados pelos 26 petroleiros licitados pela companhia na primeira fase.
A primeira fase do programa de renovação das frotas englobou a construção de 26 navios: 10 Suezmax, 4 Panamax, 5 Aframax, 4 navios de produtos e 3 de GLP. Segundo dados da Transpetro, 28 empresas, reunidas em oito consórcios, se apresentaram para a disputa. Ao final da licitação, o preço pago pelos navios, que serão construídos no Brasil, ficou apenas 1% acima do valor que seria obtido caso as encomendas fossem feitas no exterior.
05/10/2007
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...