SÃO PAULO - A Transpetro, braço logístico da Petrobras fez críticas à Usiminas nesta quarta-feira por sua oferta em uma licitação para a compra de aço destinado à fabricação de navios.
"A Transpetro repudia as articulações da Usiminas de tentar impor preços e ameaçar a sobrevivência da nascente indústria naval brasileira", disse a empresa em um comunicado.
As críticas referem-se ao preço oferecido pela Usiminas em 15 de janeiro, durante uma rodada de licitação que envolvia a compra de 18 mil toneladas de aço pela Transpetro em um programa que envolve a construção de 49 navios.
"Na quarta e mais recente licitação, a Usiminas ficou em 11o lugar entre 11 concorrentes numa coleta de preços para o fornecimento de 18 mil toneladas de aço", disse a nota. "A cotação apresentada pela Usiminas...foi 60 por cento mais alta do que a melhor oferta."
Segundo a Transpetro, participaram dessa licitação empresas de Coreia do Sul, China, Macedônia, Romênia, Indonésia e Brasil.
A Transpetro explicou ainda que, satisfeita com os preços obtidos, optou por aumentar a encomenda para 42 mil toneladas, desde que a cotação se mantivesse a mesma.
De acordo com a Transpetro, a Usiminas aceitou baixar o valor, mas apenas para um lote de 18 mil toneladas, recusando-se a fornecer outras 6.000 toneladas "no preço internacional".
"É importante ressaltar que caso a Usiminas não se considere apta a entregar o aço no preço combinado, existem outras companhias dispostas a praticar o preço internacional", disse a Transpetro.
Procurada pela Reuters, a Usiminas disse que se pronunciaria posteriormente.
04/02/2009
15/03/2025
Governo abre licitação para construção de quadra coberta do Maria Garcia Pessi
Conforme informado pelo deputado Zé Milton, na sem...15/03/2025
Licitação da merenda sairá do papel dia 24 em meio às queixas em Rio Claro
A Prefeitura de Rio Claro realiza no próximo dia 2...14/03/2025
Governo do Ceará abre licitação para obras do VLT Aeroporto-Castelão
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Infr...15/03/2025
Cascavel abre licitação de R$ 2,5 milhões para compra de curativos especiais
A Prefeitura Municipal de Cascavel, anunciou no Di...