Prestes a ter licitação aberta, a segunda etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo, ainda gera muitas dúvidas, por conta dos percalços em seu traçado. Um deles diz respeito à Rua do Comércio. Inicialmente incluída no trajeto original, a Prefeitura pediu que a via – bastante utilizada para filmagens – fosse retirada do plano.
A informação foi da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), durante audiência pública no Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SCVBS), ontem pela manhã.
Com isso, o VLT, como alternativa, viria da Conselheiro Nébias, seguiria pela Rua General Câmara até a Praça Rui Barbosa, indo pela Rua Visconde de São Leopoldo, Rua São Bento, Praça Manoel de Almeida, Rua Visconde do Embaré, Rua Amador Bueno, até retornar ao ponto inicial, na Conselheiro.
A Prefeitura confirmou o pedido da retirada da Rua do Comércio do traçado e enfatizou que toda a etapa Conselheiro Nébias-Valongo está sendo rediscutida com a EMTU. Pelo cronograma da empresa, a previsão é de que a licitação comece ainda em julho.
Preocupação no comércio
A grande preocupação dos presentes à reunião era com a circulação e estacionamento de veículos nas ruas comerciais.
“As estações do VLT ficam longe das casas das pessoas que vêm comprar nesses comércios. Elas não vão caminhar até lá e pegar os carros. Como não haverá local para estacionar na Conselheiro Nébias, elas irão para outros locais. Isso pode acabar com o comércio de rua por onde o veículo passar”, preocupa-se Marco Antônio Guimarães, do SCVBS.
Para o representante da EMTU, o diretor operacional Evandro Losacco, isso não deve acontecer. “O VLT, que é um produto de qualidade, vai estimular as pessoas a deixarem os carros em casa e seguir para o comércio de transporte coletivo”, afirma.
Outra questão levantada na reunião são os sítios arqueológicos existentes nesse trecho. Losacco afirma que a empresa seguirá todas as determinações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
08/06/2013
14/09/2026
Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...16/10/2026
Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...16/10/2026
Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado
O edital de licitação para a construção de uma nov...