A prefeitura de Belo Horizonte estima concluir em setembro a atual fase de testes com ônibus elétricos e ainda neste ano de 2024, lançar uma concorrência para a compra de 100 unidades com os carregadores de baterias. Os primeiros veículos devem estar circulando até o fim do primeiro semestre de 2025.
Os ônibus serão adquiridos pela própria prefeitura e cedidos na modalidade de comodato às empresas concessionárias para que a prestação do serviço seja realizada em linhas específicas, determinadas pela Superintendência de Mobilidade (Sumob).
Como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito de Belo Horizonte (MG), Fuad Noman, sancionou no dia 05 de julho de 2024, lei municipal que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal (CEF) para aquisição de 100 novos ônibus elétricos para a frota do transporte coletivo da capital, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O financiamento será de R$ 317 milhões.
Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2024/07/06/prefeito-de-bh-sanciona-lei-de-r-468-milhoes-para-compra-de-100-onibus-eletricos/
A atual fase de testes começou, coincidentemente, também em 05 de julho de 2024. Foram cadastradas as fabricantes Marcopolo, Ankai, Volvo e BYD.
https://diariodotransporte.com.br/2024/07/05/bh-inicia-fase-de-testes-com-onibus-eletricos-da-marcopolo-ankai-volvo-e-byd-a-partir-desta-sexta-05/
Entre as linhas que têm recebido os ônibus elétricos nesta fase de avaliações estão: 105 – Estação Central/ Lourdes; SC01A – Contorno A; SC01B – Contorno B; SC03A – Hospital Felício Rocho / Hospital Militar; SC04A – Santa Casa / Savassi / Rodoviária; SC04B – Santa Casa / Rodoviária / Savassi; 2101 – Grajaú / Sion e 2103 – Prado / Anchieta
Os testes de modelos de coletivos com baterias já tiveram uma fase anterior.
No final de 2023, a Prefeitura lançou o Plano de Mobilidade Limpa, que prevê a substituição de 40% da frota atual por ônibus movidos por energia limpa até 2030, incluindo ônibus elétricos. O Plano visa reduzir a emissão de carbono e alinha o município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Os testes com ônibus elétricos na capital mineira começaram em outubro de 2023. O primeiro modelo testado foi da BYD e abrangeu seis das nove regionais de Belo Horizonte, especialmente a regional Centro-Sul.
Em nota, a prefeitura ainda destacou algumas das especificações necessárias para os ônibus elétricos.
Os ônibus elétricos podem atingir velocidades de 70 a 80 km/h e têm uma autonomia de cerca de 230 km por carga, acomodando até 80 passageiros. Eles não emitem poluentes locais e reduzem significativamente o ruído, melhorando a qualidade do ar e proporcionando um ambiente urbano mais tranquilo. Com economia de até 80% no consumo de energia comparado aos ônibus a diesel, as emissões de CO2 são reduzidas. A recarga com eletricidade de fontes renováveis reforça o perfil sustentável dos veículos.
19/08/2024
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...