A prefeitura de Teresina (PI) retomou o processo de licitação para compra de 120 ônibus para o sistema de transportes do município.
O aviso do Pregão Eletrônico foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 31 de agosto de 2023.
Programado para acontecer no dia 23 de agosto, o pregão foi suspenso pela prefeitura “para análise e manifestação técnica quanto às impugnações apresentadas”.
A sessão pública de abertura das propostas ficou marcada para 09h00 do dia 18 de setembro, quando tem início disputa de preços.
O objetivo da Prefeitura é comprar os ônibus e cedê-los para as empresas de transporte, que ficarão responsáveis pela manutenção, mão de obra e funcionamento dos serviços. A prefeitura fará vistorias a cada três meses.
O valor estimado do contrato, de acordo com a publicação do edital, é de R$ 134,4 milhões.
Trata-se de ônibus tipo Convencional, com valor unitário estimado em R$ 1.120.000,00.
Para definir o valor por unidade, a prefeitura fez uma pesquisa de mercado, realizada somente por meio de cotação direta com fornecedores em virtude da ausência de preços registrados em outras contratações públicas que contemplem as características dos veículos indicadas no Termo de Referência.
De acordo com a prefeitura, ao longo dos anos o município de Teresina foi submetido a diversas interrupções na prestação de serviços de transporte público coletivo, com um progressivo aumento nos últimos 24 meses.
“A descontinuidade na oferta de transporte público coletivo decorre tanto de paralisações grevistas de motoristas e cobradores quanto de descumprimento de ordens de serviço, sendo a quantidade de veículos em execução manifestamente inferior à demanda de passageiros.
Dessa forma, considerando que a frota utilizada é de propriedade das empresas concessionárias, o município fica impossibilitado de garantir a continuidade do serviço público, tendo que por vezes submeter-se à precariedade de uso de veículos cadastrados.
Portanto, considerando a necessidade do município de possuir uma frota própria para utilização ininterrupta, de forma a garantir uma quantidade mínima de veículos transportando passageiros diariamente, o município opta pela aquisição gradual de veículos que serão incorporados ao modelo de transporte público vigente em qualquer época e garantirão a execução continuada do transporte público coletivo. Além disso, com o acréscimo de 120 (cento e vinte) veículos na frota, estima-se um aumento inicial de 15% dos passageiros transportados, indo da média mensal de 1.362.425 para 1.566.789.”
31/08/2023
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...