Em pouco tempo os Copom (Comandos de Operação da Polícia Militar) deverão estar nas mãos de civis. Nesses locais são recebidas as ligações feitas pela população ao 190 e a mudança foi confirmada ao Diário pelo governador Geraldo Alckmin em entrevista exclusiva durante sua passagem por Franca. Segundo ele, com a medida mais policiais militares serão liberados para trabalharem nas ruas.
A iniciativa também faria com que cidades de porte médio como Franca -onde ele esteve entregando obras, voltassem a ter o atendimento do 190. Esse serviço foi regionalizado e hoje está concentrado em somente 15 municípios, o que tem sido objeto de duras críticas ao governo.
Em Franca, por exemplo, quem liga para a Polícia Militar é atendido por uma central em Ribeirão Preto, a 90 quilômetros de distância. De lá, a polícia da cidade vizinha é acionada e a partir daí vai atender a ocorrência. Esse caminho das ligações já gerou abaixo-assinado e indicações por parte de vereadores pedindo a volta do antigo sistema, com uma central de atendimento no próprio município.
O governador não citou Franca diretamente, mas assessores próximos acenaram com esta possibilidade, mesmo porque é ano de eleições e uma das críticas ao governo -a falta de atendimento da PM na própria cidade- deixaria de existir.
De acordo com o governador, a mudança deve começar pela capital paulista, onde uma empresa terceirizada será contratada para atender as ligações. Dessa forma, somente o despacho das viaturas seria feito pela polícia. "Precisamos de um atendimento rápido e eficiente e de um maior número de policiais fazendo o patrulhamento", justificou.
Alckmin prevê que a alteração libere mais de mil policiais para as ruas. "Temos o dever de gastar menos dinheiro na atividade-meio e mais dinheiro na atividade-fim", afirmou. Ele, porém, não entrou em maiores detalhes sobre a mudança, mas a reportagem apurou que ela vem sendo estudada desde setembro do ano passado, quando um projeto-piloto foi elaborado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
A ideia é que empresas privadas sejam contratadas por licitação para o serviço de atendimento telefônico. Após São Paulo, a iniciativa seria levada a cidades da região metropolitana e em seguida ao interior e litoral paulista. O modelo da concorrência já está definido e pelos levantamentos realizados são cerca de 150 mil ligações por dia.
Para dar conta desse volume, no estado todo devem ser necessários perto de 1.200 funcionários. Atualmente, no país quatro estados terceirizam esse trabalho, mas problemas já foram registrados. Em Sergipe, há quatro anos um comerciante morreu baleado por bandidos mesmo tendo ligado antes para o 190 e avisado do risco que corria. Acontece que o chamado não foi processado e encaminhado a tempo para a PM.
Para evitar situações do tipo, o argumento é de que em São Paulo haverá um treinamento prévio e o acompanhamento permanente da polícia com relação a esse trabalho. Ainda assim, outra crítica que surge é de que mil homens a mais nas ruas não resolveria o problema da insegurança e que muitos desses que hoje que fazem serviços internos já não têm aptidão e preparo para o patrulhamento ostensivo.
Viagem
Preocupados com essa questão do 190, um grupo de vereadores de Franca, Araraquara e São Carlos estarão nesta segunda-feira viajando para uma audiência com o secretário de secretário de Segurança Pública do Estado, Fernando Grella Vieira. Eles pedirão o retorno dos atendimentos telefônicos “disque 190” e “disque 193” para os Municípios da região.
De Franca irão os vereadores Otávio Pinheiro e José Barbosa da Silva (Zezinho Cabeleireiro). Para eles, o momento de uma ligação de emergência já é tenso e esse atendimento mais complicado deixa a pessoa desesperada, além de causar transtornos.
27/04/2014
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...