TCU rejeita edital e TAV voltará à pauta na próxima semana


O Tribunal de Contas da União (TCU) frustrou as expectativas da Empresa de Transporte e Logística (EPL) e não aprovou o segundo edital de licitação do trem de alta velocidade (TAV). O processo passou ontem pela apreciação do TCU, mas deverá voltar à pauta na próxima semana, já que o ministro Aroldo Cedraz pediu vistas do processo.
Ontem, o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo havia dito que o documento seria divulgado na próxima segunda-feira (03), já contando com a aprovação pelo Tribunal.
No início da semana, a demora da passagem do processo pelo Tribunal já havia feito com que a publicação do edital do TAV, programada para a última segunda-feira (26) fosse adiada. Na ocasião, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou apenas o relatório final de audiência pública sobre o tema.

Figueiredo destacou ainda a necessidade de uma boa infraestrutura para que o Brasil seja mais ativo no mercado internacional. "Precisamos ter uma logística que dê competitividade ao nosso setor produtivo", disse. Ele ressaltou que a dependência do modal rodoviário para o transporte de cargas, além das frotas antigas e de problemas com a carga horária dos caminhoneiros, encarece a produção. De acordo com ele, 90% do movimento de produtos no Brasil é feito por rodovias.

O Pacote para estimular investimentos nos portos brasileiros também deverá ser publicado nos próximos dias, segundo Figueiredo. De acordo com a assessoria da EPL, uma reunião entre ele e a presidente Dilma Roussef está marcada para hoje para discutir os detalhes finais da medida. Além disso, a EPL também informou que o programa para aeroportos, que vai entregar à iniciativa privada os terminais Galeão (RJ) e Cofins (MG), será lançado na sequência. "Temos que utilizar a infraestrutura como fator indutor da atividade econômica no Brasil", disse Figueiredo.
Já o aeroporto internacional de Brasília deixará de ser administrado pela Infraero já neste sábado (01) e passará a ser gerenciado pelo consórcio privado Inframerica, que já promete que um dos maiores gargalos do terminal hoje, o estacionamento, terá 1.312 vagas a partir do fim de semana, 278 mais do que dispõe atualmente. Além disso, toda a área do aeroporto contará com acesso ilimitado e gratuito a redes wi-fi de Internet.


29/11/2012

Fonte: DCI

 

Curso Licitações

19/01/2026

Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira

A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita