TCU recomenda exigência de certificado nacional de sofware em licitações


O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) a adoção do MPS.BR, o programa para melhoria de processo do software brasileiro, no trabalho de modelagem e estabelecimento de regras mínimos sobre a licitação e a contratação de serviços de TI. O TCU chamou atenção para o fato de que a avaliação MPS.BR é um dos modelos que já contam com investimento público brasileiro.
A recomendação do TCU comprova a crescente importância que a avaliação MPS.BR vem ganhando junto ao mercado, desde a sua criação, em 2004, pela Softex. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do último dia 3 de agosto.
Para o coordenador de capacitação da Softex, Eratóstenes Ramalho de Araújo, a recomendação de uma instituição da envergadura do Tribunal de Contas da União “atesta a seriedade da proposta do MPS.BR, que é hoje uma certificação de qualidade que se rivaliza com os melhores modelos adotados internacionalmente”.
A avaliação MPS.BR vem sendo adotada como critério de pontuação técnica em importantes licitações, como as do Departamento de Engenharia e Construção do Ministério da Defesa, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e do Tribunal de Contas do DF.
“Um dos grandes diferencias presentes na proposta do MPS.BR é o fato de seus custos serem acessíveis às empresas nacionais, principalmente as de pequeno e médio portes, contribuindo para a promoção da melhoria de processos de software de acordo com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente”, analisa Araújo, lembrando que a avaliação MPS.BR não só é adequada à realidade brasileira, como é compatível com o CMMI.


13/08/2007

Fonte: Ti Inside

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

19/04/2024

Prefeitura tem licitações abertas para pavimentação de estradas rurais

A Prefeitura de Londrina está com dois processos l...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita