O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) a adoção do MPS.BR, o programa para melhoria de processo do software brasileiro, no trabalho de modelagem e estabelecimento de regras mínimos sobre a licitação e a contratação de serviços de TI. O TCU chamou atenção para o fato de que a avaliação MPS.BR é um dos modelos que já contam com investimento público brasileiro.
A recomendação do TCU comprova a crescente importância que a avaliação MPS.BR vem ganhando junto ao mercado, desde a sua criação, em 2004, pela Softex. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do último dia 3 de agosto.
Para o coordenador de capacitação da Softex, Eratóstenes Ramalho de Araújo, a recomendação de uma instituição da envergadura do Tribunal de Contas da União “atesta a seriedade da proposta do MPS.BR, que é hoje uma certificação de qualidade que se rivaliza com os melhores modelos adotados internacionalmente”.
A avaliação MPS.BR vem sendo adotada como critério de pontuação técnica em importantes licitações, como as do Departamento de Engenharia e Construção do Ministério da Defesa, do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) e do Tribunal de Contas do DF.
“Um dos grandes diferencias presentes na proposta do MPS.BR é o fato de seus custos serem acessíveis às empresas nacionais, principalmente as de pequeno e médio portes, contribuindo para a promoção da melhoria de processos de software de acordo com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente”, analisa Araújo, lembrando que a avaliação MPS.BR não só é adequada à realidade brasileira, como é compatível com o CMMI.
13/08/2007
16/06/2025
Prefeitura de Juara abre licitação para contratação de serviços médicos em clínica geral
A Prefeitura Municipal de Juara, no Estado de Mato...15/06/2025
Governador anuncia construção de escola de tempo integral em Itagi
Em visita ao município de Itagi, neste domingo (15...15/06/2025
Prefeitura destina até R$ 1,5 milhão para sistemas contra incêndios
A Prefeitura de Catanduva abriu concorrência eletr...15/06/2025
Licitação para área de escape do Goio-Ên em Chapecó é aberta com investimento de R$ 6,3 milhões
O edital de licitação para a construção da área de...