O Tribunal de Contas da União (TCU) detectou irregularidades em licitações realizadas pelo Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), para compras ou locação de radares de velocidade. Conforme o TCU, o edital exigia como condição de habilitação que fosse apresentado contrato ou documento equivalente no qual o fabricante dos equipamentos as autorizasse a modificar ou aprimorar os aparelhos, programas ou tecnologias.
A decisão ocorreu com base na representação formulada pela empresa SPL Construtora e Pavimentadora Ltda., que encontrou restrições na participação em quatro editais de licitações promovidas pelo DPRF e em três editais das superintendências regionais.
O TCU determinou que inclua no edital os estudos comparativos que demonstrem as vantagens, inclusive em termos econômicos, de forma a evidenciar o custo estimado para cada alternativa. Determinou, ainda, que adote a modalidade pregão, que tem mostrado ser possível locar os equipamentos necessários por valores abaixo dos estimados, com especificações de requisitos mínimos para os equipamentos.
24/12/2005
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...