TCU contesta os editais da rodovia BR-101


O Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou novas irregularidades nos editais de Supervisão da Obra e Gerenciamento Ambiental da BR-101, trecho Sul, publicados ontem pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) no Diário Oficial da União (DOU). O ministro-substituto do TCU, Augusto Scherman Cavalcanti, deu um prazo de 15 dias para que o DNIT justifique e esclareça os problemas encontrados. Segundo informações apuradas pela reportagem de A Notícia, os dois editais terão que ser relançados, o que deve ocasionar novos atrasos no processo licitatório.
Segundo um técnico do TCU, há dois problemas fundamentais com os editais. Um deles é o número de engenheiros, auxiliares, empregados e automóveis que vão transitar nos trechos para fazer a supervisão da obra e o gerenciamento ambiental. De acordo com as minutas dos editais auditadas pelo tribunal, o número de funcionários propostos é muito elevado. Eles querem agora uma explicação do DNIT para saber se a licitação pode continuar dessa forma ou não. Dependendo da argumentação, pode até haver a manutenção dos editais, mas o técnico acredita que essa hipótese é difícil.
Outro problema é que essas contratações excedentes e a não definição de uma faixa de preços para cada parte dos serviços causa uma distorção financeira, o que pode ocasionar em sobrepreço da obra. Segundo o técnico do TCU, da forma como está, os serviços de supervisão da obra e gereciamento ambiental vão custar 7,5% do valor total da obra de duplicação entre Palhoça e Osório (RS). O normal é que eles consumam apenas 5% do valor total da obra. O gasto com despesas indiretas - que não podem ser mensuradas tecnicamente - está muito elevado. Chega a 62%, quando o normal é ficar abaixo de 50%.


02/01/2006

Fonte: ABTC

 

Avisos Licitações

20/04/2024

Prefeitura de Gurupi publica licitação para construção da nova Rodoviária

Foi publicado na edição do Diário Oficial de Gurup...

20/04/2024

Governo vai construir mais 11 pontes de concreto em todo o Estado

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

20/04/2024

Prefeitura de Caxias abre nas próximas semanas licitação para implantar telemedicina

A Prefeitura de Caxias do Sul abre nas próximas se...

20/04/2024

Prefeitura insiste na revitalização do Bariri: nova licitação já foi publicada

Publicada a nova licitação para a construção do Pa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita