O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) lança em 1º de dezembro o Licitacon, banco de dados das licitações e contratos executados pelos Municípios. O envio das informações pelos 1,2 mil órgãos municipais, incluindo Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Autarquias e Fundações será obrigatório a partir do dia 31 de abril de 2016.
Durante os primeiros meses, o TCE-RS irá oferecer treinamento aos servidores municipais sobre o uso da ferramenta. A primeira turma receberá as instruções sobre o software nos dias 19 e 20 de novembro.
Com a tecnologia, será possível realizar cruzamentos e obter informações como a composição societária das empresas, além de verificar se os valores contratados nas licitações são os realmente pagos pelas administrações e se estão compatíveis com os praticados pelo mercado. "O sistema permitirá também a adoção de medidas preventivas pelo TCE-RS, evitando prejuízos posteriores aos cofres públicos", destaca o presidente Cezar Miola.
O prazo da exigência para a área estadual será ampliado, em virtude da complexidade e volume dos procedimentos.
Priscila Oliveira - Assessoria de Comunicação Social
13/10/2015
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...