O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em sessão plenária, nesta terça-feira (15/03), manteve adiado o processo licitatório do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) que visa à contratação de uma empresa para armazenamento de dados eletrônicos pelo prazo de dois anos. De acordo com o voto do conselheiro-relator, Aloysio Neves, o valor estimado para o serviço (R$ 18 milhões e 240 mil) possui grande diferença em relação aos preços praticados em outros órgãos governamentais.
Para que a licitação seja aprovada pela TCE-RJ, o Detran terá 30 dias para realizar uma nova pesquisa de mercado com o objetivo de atualizar os valores para a contratação do serviço, já que os números apresentados são de maio de 2015. O TCE determina ainda que a verificação de preço deve atualizar os valores junto às empresas já consultadas e ampliar a pesquisa a outras do ramo. O edital, com as alterações determinadas, deverá ser encaminhado ao Tribunal de forma detalhada, em planilha e contendo todos os custos unitários.
A licitação foi adiada, inicialmente, na sessão plenária de 15 de dezembro de 2015, quando o Tribunal adiou o pregão pela falta de justificativa para o valor estimado na licitação. Na ocasião, o Detran informou que não possuía acesso ao aplicativo Banco de Preços – ferramenta utilizada pelo TCE para comparar valores – e, por isso, só considerou as informações fornecidas pelas três empresas que responderam ao pedido de orçamento. Contudo, o TCE-RJ não aceitou a explicação e exigiu a reavaliação dos valores constantes do edital.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TCE-RJ
Coordenadoria de Comunicação Social, Imprensa e Editoração - CCS
ccs@tce.rj.gov.br
(21) 3231-4135 / 5542
Praça da República, 50 / 6º andar
Centro, Rio de Janeio – RJ
15/03/2016
18/04/2026
Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção
O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...17/04/2026
Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo
A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...17/04/2026
Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral
A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...17/04/2026
Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada
A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...