A licitação para escolha das empresas que limparão a calha do Rio Tietê foi liberada ontem pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Feito pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), o edital foi suspenso duas vezes no mês passado para exame prévio das exigências e modalidade usada - um pregão presencial.
O edital está atrasado em mais de um mês. Os serviços estavam previstos para começar no início de maio, mas ainda falta definir e contratar as empresas. Procurado, o Daee diz que prefere aguardar o comunicado oficial do TCE e não quis informar quando o pregão vai ocorrer, nem prazos para início e conclusão da limpeza. O desassoreamento e o tratamento dos sedimentos retirados da calha do Tietê são essenciais para evitar as cheias do rio e novos alagamentos em época de chuvas.
A análise do relator Fúlvio Julião Biazzi do TCE-SP indicou que o último edital publicado pelo Daee - marcado para 29 de abril - era legal. Segundo ele, o texto não viola a Lei de Licitações e tampouco deixa de adotar as recomendações de decisões anteriores, como acusou a representação do deputado Enio Tatto (PT), líder da oposição na Assembleia Legislativa de São Paulo.
05/05/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...