A Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) está liberada para realizar a licitação para os serviços de manutenção dos semáforos da capital. O pregão prevê gastos de até R$ 18,3 milhões. A concorrência pública havia sido suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que considerou irregular um dos artigos do primeiro edital.
Segundo o conselheiro relator do processo, Fernando Guimarães, já não havia motivos para manter a licitação suspensa porque o novo edital não contém o artigo irregular.
O TCE resolveu suspender a licitação após a reclamação de uma das empresas interessadas em participar da concorrência pública. A Senal Construções e Comércio argumentava que a Setran não podia exigir certificados específicos como forma de as empresas comprovarem a capacidade técnica de assumir os serviços.
O conselheiro relator acatou os argumentos. “Tal verificação não pode ser realizada a título de qualificação técnica, uma vez que não diz respeito à comprovação de habilidades essenciais para o cumprimento do contrato”, decidiu Guimarães.
Esse tipo de comprovação, diz o conselheiro, só poderá ser cobrada após a fase de habilitação. Após as mudanças no edital, o TCE suspendeu a medida cautelar e autorizou a Setran a dar prosseguimento ao processo licitatório.
27/05/2019
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...