O TCE-SP (Tribunal de Contas de São Paulo) anulou ontem a licitação para a contratação de empresas para os serviços de limpeza, transporte e separação dos resíduos sólidos do rio Tietê. A licitação foi lançada pelo governo do Estado, e os serviços são essenciais para evitar o assoreamento do leito, que culmina com enchentes na marginal.
No entendimento do tribunal, a concorrência aberta pelo DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) é “imprópria”, pois os serviços são de alta complexidade técnica e o pregão deve ser usado somente para atividades comuns.
A votação seguiu o parecer do relator, Fúlvio Julião Biazzi. Ele já havia pedido a suspensão da licitação, no dia 23 de março.
As empresas reclamaram sobre diversos aspectos do edital. Um dos pontos, com o qual o TCE concordou, diz respeito ao desassoreamento e ao beneficiamento dos detritos do rio, que, por serem ações distintas, merecem editais separados. Agora deverá ser feito um novo edital para o desassoreamento do leito do Tietê.
07/04/2011
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...