Taubaté terá 4 novas escolas integrais


A Prefeitura de Taubaté planeja entregar quatro novas escolas de ensino fundamental até o segundo semestre do próximo ano. As unidades funcionarão em período integral e irão atender a cerca de 4.800 alunos.
Três dos quatro bairros que serão contemplados com as novas unidades já foram definidos pela prefeitura --Fonte Imaculada, Marlene Miranda e Santa Tereza. A prefeitura não informou o valor do investimento.
"Foram escolhidos bairros em expansão e com populações carentes", afirmou o diretor do Departamento de Educação, José Benedito Prado.
Segundo ele, a unidade do bairro Fonte Imaculada já está em obras desde maio e deverá estar concluída no início do próximo ano. As obras terão que passar ainda por processo licitatório.
"As outras unidades, inclusive a que ainda não tem bairro definido, deverão ter as obras inciadas até o final do ano", disse o diretor.
As novas unidades serão somadas às outras 53 escolas de ensino fundamental hoje existentes na rede, que conta ainda com 76 de ensino infantil e 1 de ensino médio, já que este último é de responsabilidade do Estado.
São atualmente cerca de 36 mil alunos no ensino fundamental e 9.000 no infantil, além de 1.800 professores (veja quadro nesta página).
Entre as escolas de ensino fundamental, segundo o diretor, nove já funcionam em período integral. "São escolas distribuídas em bairros considerados estratégicos, como Areião, Gurilândia e outros", disse.
Segundo ele, as novas escolas irão atender a cerca de 1.200 alunos cada. "A intenção é abrir as portas à comunidade nos finais do semana, oferecendo atividades recreativas e esportivas", afirmou.

CURSOS - Os cursos profissionalizantes oferecidos no sistema integral foram destacados pelo diretor, que incluiu ainda as atividades como teatro, dança, informática, serigrafia e tapeçaria.
Já a novidade, afirmou ele, ficará por conta da implantação de piscinas. "As piscinas serão utilizadas para cursos esportivos e outras atividades com a comunidade."
Prado disse que o sistema de período integral é sucesso na rede municipal, sendo comprovado que vem diminuindo a violência nas escolas e beneficiando alunos e comunidades. Ele afirmou que o sistema integral conta com a parceria do programa 'Ação Social' e Diretoria de Esportes da prefeitura.
"Sem dúvida o período integral beneficia toda a comunidade escolar, eliminando o tempo ocioso dos alunos, além de oferecer possibilidades de cursos profissionalizantes", disse.
BOA NOTÍCIA - A iniciativa da implantação de uma nova escola municipal foi elogiada pelo presidente da SAB (Sociedade Amigos de Bairro) do Santa Tereza, Antônio Sebastião de Faria.
Segundo ele, são inúmeros os adolescentes e crianças que ficam ociosos nos períodos em que não estão estudando. "Temos duas escolas no bairro, mas com certeza uma escola em período integral irá favorecer toda a nossa comunidade", disse.


26/09/2007

Fonte: Vale Paraíbano

 

Curso Licitações

02/10/2024

Consórcio do Vale do Ivinhema lança licitação de R$ 48 milhões para medicamentos

O Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento d...

02/10/2024

Conisul abre licitação de R$ 4,7 milhões para insumos e equipamentos agrícolas

O Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvim...

02/10/2024

Prefeitura de Pugmil abre licitação para construção de praça pública nos setor Bela Vista

A Prefeitura Municipal de Pugmil lançou, nesta últ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita