Taubaté está sem contrato de dedetização em escolas desde agosto


Dois dias após uma criança de um ano e cinco meses ser picada por um escorpião em uma creche municipal de Taubaté, o governo Ortiz Junior (PSDB) abriu uma licitação para contratar a nova empresa que ficará responsável pelo serviço de dedetização, desinsetização e desratização nas unidades escolares. O menino morreu justamente no dia em que o edital foi publicado.

A licitação foi aberta quase três meses depois do encerramento do contrato anterior para esse serviço, que foi firmado em agosto de 2014 e custou cerca de R$ 800 mil nesses cinco anos.

O contrato com a empresa Qualisan acabou em 17 de agosto deste ano. Desde então, serviços como desinsetização, desratização, inspeção e vistoria dos locais, manutenção de iscas, além de coleta e transferência adequada de animais encontrados nas unidades, não estão mais sendo executados.

A criança foi picada por um escorpião no último dia 4, na creche Paulo Cicchi, no bairro Chácara Silvestre. Ela foi internada no HU (Hospital Universitário) de Taubaté e chegou a ter quadro estável, segundo a Secretaria de Saúde, mas morreu dois dias depois, na noite do dia 6.

Nesse mesmo dia 6, mais cedo, a prefeitura divulgou o edital para contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço nas escolas da rede municipal. O documento tem uma assinatura do prefeito datada do dia 15 de outubro, mas só foi publicado 22 dias depois, justamente após o caso na creche.

Após a morte da criança, na semana passada, o governo Ortiz alegou que a unidade estava com dedetização em dia e que realizou, depois do episódio, uma série de vistorias no local. Questionada nesta terça-feira sobre o novo edital e sobre o contrato anterior, a gestão tucana afirmou que "a tramitação da nova licitação não deve trazer prejuízos às unidades em função do prazo de validade dos procedimentos de dedetização, desratização e desinsetização", e que tais procedimentos foram realizados em julho deste ano, com prazo de validade para janeiro do ano que vem. A prefeitura também alegou que "eventuais necessidades pontuais" serão supridas.

Na nova licitação, cuja sessão de pregão será realizada no próximo dia 21, estão previstos serviços de dedetização, desratização, desinsetização e afastamento de aves e morcegos nocivos.

A previsão é que o trabalho seja realizado em áreas internas e externas de todas as unidades de ensino da rede municipal e também prédios vinculados à Secretaria de Educação da cidade.

O contrato terá validade inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado. O valor máximo previsto é de R$ 907 mil.


13/11/2019

Fonte: O Vale

 

Avisos Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita