Taubaté abre licitação para empresa que ficará responsável por obras viárias em três avenidas


A Prefeitura de Taubaté abriu licitação para definir a empresa que ficará responsável por obras em três vias do município. A sessão para recebimento das propostas será realizada nessa sexta-feira (1º).

De acordo com a prefeitura, estão previstas obras de recapeamento e também nas calçadas das avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães, na região central, e nos bairros Cinderela e Gurilândia.

O valor do contrato poderá chegar a R$ 1,634 milhão, sendo que a maior parte desse valor virá do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Vencerá a licitação a empresa que aceitar realizar o serviço pelo menor valor. O prazo para a execução das obras é de 90 dias.

O projeto
Dessas três vias, duas estão incluídas na proposta de um pacote de alterações viárias projetado para a região central de Taubaté.

A ideia da prefeitura é inverter o sentido do corredor formado pelas avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães, que passaria a ser sentido Praça da CTI. Já o corredor da Joaquim Távora com a Dino Bueno, que também teria uma inversão, passaria a operar no sentido CTI-Centro. Além disso, o trecho da Dino Bueno que hoje tem apenas uma faixa seria alargado, para ter uma segunda faixa.

O projeto também inclui outras mudanças, como: o viaduto da CTI, que hoje opera nos dois sentidos, passaria a ser sentido único, do shopping para a região central; o viaduto Quatro de Março, também conhecido como ‘viaduto torto’, passaria a operar em dois sentidos – hoje, ele é uma ligação apenas para a região do shopping; a construção de uma nova via, paralela ao viaduto da Rua Jaques Felix, para ligar a Granadeiro Guimarães à Joaquim Távora; a inversão de sentido da Rua Dona Chiquinha de Matos, o que possibilitaria eliminar o semáforo no cruzamento com a Granadeiro Guimarães; o alargamento da Rua Conselheiro Moreira de Barros, ao lado da Rodoviária Velha, para permitir a passagem de dois veículos por vez; a inversão de sentido do trecho da Rua Benjamin Constant que fica entre a rotatória da Praça da CTI e a Avenida Tiradentes.

O estudo, realizado pela empresa MDN Engenharia e Sistema de Tráfego, ainda não foi concluído, mas o relatório preliminar aponta que as obras seriam suficientes para aumentar a velocidade média dos veículos em 8% e reduzir em 21% o tempo médio parado em semáforos e congestionamentos naquela região.


30/09/2021

Fonte: SP RIO Mais

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita