Taboão da Serra, município situado na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo com 285 mil habitantes, fará licitação para concessão do sistema de transporte coletivo da cidade.
O aviso está publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado, 16 de maio de 2020.
A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 07 de julho próximo, às 09:30 horas.
Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura realizou audiência pública para apresentar o projeto da licitação em dezembro de 2019.
SITUAÇÃO ATUAL
O serviço de transporte é atualmente prestado pelas viações Fervima e Pirajuçara, do mesmo grupo empresarial, que atendem a 9 linhas no município. A Pirajuçara opera ainda linhas intermunicipais da EMTU, ligando Embu das Artes e Taboão da Serra a bairros da zona sul e oeste de São Paulo e Osasco.
Em 2015, após expirar o contrato de concessão com a Viação Pirajuçara, a prefeitura tentou licitar o transporte coletivo, mas acabou por renovar o vínculo por mais cinco anos com a concessionária.
Pelos dados apresentados a audiência, o sistema de transporte tem baixo índice de gratuidade: 10%, além de 4% de estudantes que pagam meia passagem.
Mensalmente, as duas empresas transportam 1,2 milhão de passageiros, sendo 1,1 milhão de pagantes, o que denota um sistema de transporte com boa sustentabilidade.
16/05/2020
16/10/2026
Prefeitura abre licitação para recapeamento da Avenida Europa
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ...16/10/2026
Aberta licitação para reforma e ampliação do Terminal Central de Araucária
A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Am...16/10/2026
Prefeitura de Diamante lança licitação de R$ 2,3 milhões para manutenção de veículos;..
A Prefeitura de Diamante lançou um licitação de R...14/10/2026
Como encontrar licitações em portais e fontes de todo o Brasil
O PNCP, o Compras.gov.br, a BNC e a BLL são import...