Em reunião encerrada há pouco da Sub-Relatoria de Contratos da CPMI dos Correios, o sub-relator José Eduardo Cardozo (PT-SP) informou que pretende ouvir representantes da Cobra Tecnologia (subsidiária do Banco do Brasil) e da Xerox. As duas empresas teriam formado consórcio para concorrer em licitação do programa Correio Híbrido Postal, dos Correios, mas teriam desistido antes mesmo da concorrência, em agosto de 2004. Apenas um consórcio, o BR Postal, se apresentou para a licitação.
Problemas na licitação levantados por Cardozo foram discutidos com o gerente do Correio Híbrido, Paulo Roberto Lobo da Rocha. O programa permite o recebimento eletrônico e a impressão de documentos de grandes empresas para que a entrega da correspondência tenha maior agilidade.
José Eduardo Cardozo também questionou o valor do contrato. Inicialmente estimado em R$ 4 bilhões, o valor foi reduzido para R$ 2,6 bilhões após auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU).
Também não ficou clara, na opinião de Cardozo, a contratação de um software já pronto, sendo que o produto poderia ser desenvolvido pelos Correios. "Dessa forma, ficaria nas mãos da empresa contratada qualquer atualização do software", argumentou o sub-relator.
Ainda na reunião, Paulo Roberto Lobo da Rocha afirmou que não é filiado a nenhum partido político. Ele disse manter contato com parlamentares, mas ainda da época em que era diretor regional dos Correios no Maranhão, entre 1990 e 2001. Ele destacou, porém, que nunca recebeu orientação de parlamentar ou da diretoria dos Correios relacionada à licitação do Correio Híbrido.
O depoente, que gerencia o programa desde 2001, disse que está há tanto tempo à frente do projeto porque tem conhecimento específico da área e especialização em Tecnologia da Informação. "Isso certamente facilitou o meu trabalho", concluiu.
07/02/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...