STJ retoma licitação de nova linha do metrô de São Paulo


O ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou a retomada da licitação para fornecimento de equipamentos e implantação de sistemas na futura Linha 17-Ouro do metrô da cidade de São Paulo.

O Tribunal de Justiça de São Paulo havia suspendido liminarmente o procedimento, a pedido de um consórcio reprovado na disputa por não ter preenchido todos os requisitos do edital.

O estado de São Paulo então alegou que a medida causaria grave lesão à ordem pública e à economia, por paralisar as obras do metrô. Também argumentou que o grupo empresarial vencedor da licitação poderia buscar reparação dos prejuízos sofridos com a interrupção.

O ministro relator entendeu que a decisão do TJ-SP violaria o princípio dos três poderes, já que o Poder Judiciário estaria interferindo na gestão do Executivo estadual em relação ao certame.

"Se permitirmos que os atos administrativos do Poder Executivo não possuam mais a presunção da legitimidade ou da veracidade, tal conclusão jurídica configuraria forma de desordenar toda a lógica de funcionamento regular do Estado com exercício de prerrogativas que lhe são essenciais", pontuou o magistrado.

Martins ainda apontou risco de prejuízo aos cofres públicos, já que o governo paulista fez empréstimos bilionários para executar as obras e o atraso geraria cobrança de juros. Com informações da assessoria de imprensa do STJ.


29/03/2021

Fonte: Conjur

 

Avisos Licitações

02/09/2026

Governo abre licitação para compra de aparelhos de ar-condicionado tipo split

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-P...

02/09/2026

São Carlos abre licitação de R$ 36 milhões para serviços em escolas

A licitação para escolas de São Carlos aberta pela...

02/09/2026

Gandu abre licitação para construção de praça com quiosques

O município de Gandu, localizado no Estado da Bahi...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita