O STF (Supremo Tribunal Federal) acatou uma liminar contrária à lei que pedia preferência ao software livre em licitações para o setor público do Rio Grande do Sul.
A legislação determinava que os aplicativos de código aberto --que podem ser copiados e modificados livremente-- deveriam ter preferência nas licitações e contratações de serviços de informática no Estado.
O STF deferiu uma liminar de ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada pelo PFL (Partido da Frente Liberal), suspendendo os efeitos da lei.
Segundo o Supremo, a lei é inconstitucional, à medida que transfere para o Estado a produção de normas em tema de licitação. O STF diz que é a União quem deve determinar as normas gerais de licitação.
Além disso, segundo o STF, a lei gaúcha fazia "um prévio juízo de conveniência" e prejudicava "a competição dos interessados". Isso desrespeitaria a Constituição, que estabelece o "princípio do tratamento igualitário da administração pública" na seleção de empresas nos processos de licitação e contratação de serviços para a esfera administrativa.
16/04/2004
01/09/2026
Aberta licitação de R$ 1,19 milhão para pavimentação de estrada de Fazenda Souza
A Prefeitura de Caxias do Sul publicou no Diário O...01/09/2026
Licitação é lançada para construção de 9 escolas com piscina e quadra em seis cidades de MT
Nove novas escolas estaduais, todas com 24 salas d...31/08/2026
Sinfra abre licitação de R$ 94,3 milhões para construção de pontes em Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso publicou edital de licita...31/08/2026
Prefeitura de Sobradinho abre licitação para construção de praça no povoado de Lagoa Grande
A prefeitura de Sobradinho (BA) publicou, no Diári...