O STF (Supremo Tribunal Federal) acatou uma liminar contrária à lei que pedia preferência ao software livre em licitações para o setor público do Rio Grande do Sul.
A legislação determinava que os aplicativos de código aberto --que podem ser copiados e modificados livremente-- deveriam ter preferência nas licitações e contratações de serviços de informática no Estado.
O STF deferiu uma liminar de ação direta de inconstitucionalidade, ajuizada pelo PFL (Partido da Frente Liberal), suspendendo os efeitos da lei.
Segundo o Supremo, a lei é inconstitucional, à medida que transfere para o Estado a produção de normas em tema de licitação. O STF diz que é a União quem deve determinar as normas gerais de licitação.
Além disso, segundo o STF, a lei gaúcha fazia "um prévio juízo de conveniência" e prejudicava "a competição dos interessados". Isso desrespeitaria a Constituição, que estabelece o "princípio do tratamento igualitário da administração pública" na seleção de empresas nos processos de licitação e contratação de serviços para a esfera administrativa.
16/04/2004
15/12/2025
Licitação é anunciada para reconstrução e implantação de calçadas em cinco regiões do DF
A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil...15/12/2025
Presidente Marcos Lima autoriza licitação de R$ 840 mil para gestão de combustíveis da..
A Câmara de Vereadores de Feira de Santana inicia ...15/12/2025
Prazos de Licitação transcorrerão normalmente durante o recesso
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais inf...15/12/2025
Projeto prevê novo prédio no Bairro Santa Vitória e substitui estrutura provisória
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul avança para aten...