O Judiciário brasileiro vem passando por mudanças para usar os meios digitais e facilitar o desenvolvimento de processos. Uma das ações para agilizar os trabalhos é o uso de uma ferramenta de consulta de jurisprudência que, com a inteligência artificial, pode encontrar mais facilmente as decisões anteriores sobre tópicos semelhantes. O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quinta-feira (12) um edital de licitação que prevê propostas para isso até o dia 25 deste mês.
Atualmente, muita gente reclama da dificuldade de acessar o sistema de pesquisa de jurisprudência, que hoje só aceita 50 usuários simultâneos. E esse é um dos serviços mais acessados no Portal do STF, com mais de 2,4 milhões de acessos somente entre janeiro e agosto deste ano.
A contratação terá, no máximo, valor de R$ 2 milhões e leva a empresa que oferecer o melhor preço e, claro, demonstrar condições e competências técnicas para realizar o serviço.
Como deve ficar o novo portal?
A ideia é criar uma ferramenta com interface mais amigável e facilmente customizável, com perfis pessoais que possam oferecer mais dados para refinar a busca e a indexação da IA. A pesquisa simples deve ter um formato livre, mais fluído e menos estruturada. O usuário poderá escrever os termos sem se preocupar com conectivos especiais, filtros ou operadores lógicos (e, ou, não etc.) — a proposta é deixar o fluxo mais intuitivo e simples, com mais liberdade de escrita.
Já a consulta avançada deve refinar os parâmetros com uma caixa de inserção parecida com a maioria das ferramentas disponíveis em portais brasileiros do setor. O objetivo é também aumentar a transparência na relação entre o STF e a comunidade jurídica.
A nova solução deve permitir a busca em diversas bases (acórdãos, decisões monocráticas, súmulas, repercussão geral etc.) e procura por número do processo, nome do ministro relator, data, tema, órgão julgador, partes e leis. O resultado poderá ser baixado sem formatação ou em PDF.
12/09/2019
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...