A SPTrans – São Paulo Transportes, empresa da prefeitura de São Paulo, comunicou nesta quinta-feira, 04 de abril de 2024, a retomada da licitação de serviços especializados de engenharia para desenvolvimento de projeto executivo e execução de obra para a implantação do corredor Norte Sul – Trecho 2 (lotes 1 e 2).
O certame será retomado no dia 12 de abril, às 10h00.
O edital define que a concorrência será do tipo Menor Preço, na forma presencial, pelo modo de disputa fechado.
A contratação se dará sob o regime de empreitada por preços unitários.
Como mostrou o Diário do Transporte, o certame foi suspenso sine die pela SPTrans no dia 18 de março de 2024, para realizar mudanças no Edital do certame.
Ao todo, o sistema terá nove quilômetros e vai percorrer canteiro central de vias importantes, como a Avenida 23 de Maio e a Avenida dos Bandeirantes e 12 paradas.
O projeto foi dividido em dois lotes.
O lote 01 é entre o Terminal Bandeira e as proximidades da Rua Dr. Luiz Falgetano Sobrinho, tendo como eixo principal a Avenida 23 de Maio, com extensão de 4,4 km e sete pontos de parada.
Já o lote 02, que está sendo licitado, vai entre a Rua Dr. Luiz Falgetano Sobrinho e o Viaduto João Julião da Costa Aguiar (Av. Bandeirantes), com 4,6 km de extensão e cinco paradas. Entre as via atendias estão a Av. 23 de Maio, Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Ruben Berta, Av. Moreira Guimarães.
O corredor será implantado junto ao canteiro central, com infraestrutura para embarque e desembarque à esquerda dos, exceto na Parada Paulina, que terá embarque e desembarque à Direita.
O edital prevê ainda pavimento rígido (concreto em vez de asfalto) em toda a extensão, inclusive nos pontos de ultrapassagem.
As plataformas das paradas terão altura de 28 cm para facilitar o acesso aos ônibus, devendo ser dotadas de infraestrutura básica, tais como: piso em concreto, abrigos cobertos, painéis de informação, totens, pisos táteis e demais elementos de acessibilidade.
Em nota, a SPTrans diz que o Corredor Norte Sul faz parte do Programa de Metas 2021-24 da Prefeitura de São Paulo, na meta 46, que prevê viabilizar 40 quilômetros de novos corredores de ônibus.
Atualmente, a cidade conta com 131,2 km de corredores, total considerado insuficiente para a frota de 12 mil ônibus.
A SPTrans diz que realiza as obras de implantação no trecho I do corredor Itaquera-Líder.
Ainda de acordo com a gerenciadora dos transportes, também estão sendo realizados trabalhos de requalificação nas avenidas Celso Garcia e Nossa Senhora do Sabará para melhorar a fluidez do transporte coletivo.
A SPTrans ainda explicou que desde 2021, na atual gestão, foram implantados 52,66 km de faixas exclusivas, superando 100% da meta 47, que previa 50 km de exclusividade para o transporte público.
No início de 2021, havia em operação na cidade 536,1 km de faixas exclusivas. Já em 2024, esse número aumentou para 588,76 km de faixas exclusivas para ônibus em operação – diz a gestora.
Entre os objetivos relatados pela SPTrans, ainda no comunicado, estão:
– Proporcionar agilidade, reduzindo o tempo de viagem dos passageiros que se deslocam diariamente;
– Melhoria na qualidade e acessibilidade nos passeios e plataformas;
– Incentivar o uso do transporte público;
– Melhorar a mobilidade regional com incentivo do desenvolvimento da região
04/04/2024
28/07/2025
Pojuca realiza nova licitação para auxílio alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Pojuca publicou aviso de reabertur...26/07/2025
Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo
A Prefeitura de Japorã — a 453 km de Campo Grande ...26/07/2025
São Bento do Sul abre licitação para reforçar atendimento médico nas unidades de saúde
A Secretaria de Saúde de São Bento do Sul abriu li...26/07/2025
Prefeitura de Araçatuba abre licitação para compra de uniformes escolares de 2026
A Prefeitura de Araçatuba publicou, neste sábado (...