SPTrans abre licitação para compra de 3,1 milhões de “cartões sem contato” para o sistema Bilhete..


A São Paulo Transportes – SPTrans, lançou uma licitação para adquirir 3,1 milhões de Cartões com circuito integrado sem contato (Contactless Smart Card) para serem utilizados no sistema Bilhete Único.

O aviso da licitação, que será feita na modalidade Pregão Eletrônico, em disputa aberta, do tipo menor preço, saiu publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 24 de junho de 2021.

Os Cartões deverão ter memória de 4K, e não possuir exploração econômica de espaços publicitários no verso.

O limite para recebimento das propostas é 07 de julho de 2021 às 10h. A íntegra do Edital pode ser obtida no site http://www.sptrans.com.br dentro do link ‘Licitações’.

Nas especificações técnicas, a SPTrans define uma série de características básicas, como segurança no acesso à memória por autenticação mútua entre o cartão e a leitora e algoritmos de criptografia, além de questões físicas de durabilidade – não apresentar empenamento e/ou eletricidade estática e/ou espessura fora da especificação.

Por ser um cartão “contactless”, obviamente a transmissão dos dados entre o cartão e a leitora realiza-se sem contato físico, sendo que a distância de operação do cartão em relação à antena da leitora deve ser de no mínimo 2 cm e no máximo 10 cm.

Fisicamente, os novos Bilhetes Únicos deverão ser cartões de plástico (PVC) com 85,6 cm de espessura que pode variar de 0,79 mm a 0,86 mm, recarregáveis, contendo em seu interior um circuito integrado, memória não volátil (EEPROM) de, no mínimo, 4KBytes, dividida em setores independentes, e antena para radiofrequência.

MAIS SEGURANÇA
Vale lembrar que a tecnologia adotada pelo Bilhete Único foi alvo de ataques, o que sempre colocou o sistema sobre dúvidas. As críticas é que permitiriam a ação de fraudadores. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/11/23/deic-prende-tres-por-fraude-de-bilhete-unico-de-sao-paulo/

Por outro lado, o uso restrito do Bilhete Único diminuiu o uso do dinheiro a bordo do transporte coletivo, o que melhorou a praticidade e a segurança do passageiro.

Até agora, o pagamento contactless (sem contato) vinha sendo alardeado como um meio de pagamento agregado a equipamentos como celulares e cartões bancários.

Agora, o próprio Bilhete Único tornando-se um “cartão inteligente” isso traz, no mínimo, mais segurança para o sistema.

Em Londres, onde o sistema de pagamento sem contato foi implantado há quase sete anos (setembro de 2014), via cartão de crédito/débito, com o passar do tempo muitas pessoas começaram a se queixar de descontrole em suas finanças. A ação de passar diariamente pelos validadores e debitar automaticamente da conta bancária o valor da passagem, fez muita gente desistir desse meio de pagamento ao verificar o extrato depois de alguns dias… Muitas preferiram voltar ao bom e velho Oyster, o Bilhete Único londrino.

De qualquer forma, o Bilhete Único ganha mais segurança com o sistema contactless, e passa a concorrer com os outros meios de pagamento mais “modernos”.


24/06/2021

Fonte: Diário do Transporte

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026

A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...

04/12/2025

Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto

A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita