SPTrans abre licitação para calibrar pesquisa de origem/destino no serviço de ônibus da capital


A SPTrans, gerenciadora do transporte coletivo por ônibus da capital paulista, lançou nesta segunda-feira, 07 de agosto de 2023, licitação para contratar pesquisa para detectar as origens e destinos dos passageiros.

De acordo com a empresa pública da prefeitura de SP, este tipo de levantamento é necessário diante das transformações contínuas na cidade, que “modificam e afetam o espaço urbano e a sua população repercutindo, entre outros, nos deslocamentos das pessoas e exigindo a constante adequação e aperfeiçoamento dos sistemas de transportes”.

A gerenciadora dispõe de ferramentas eletrônicas, como o Sigma (Sistemática de Informações Georreferenciadas de Mobilidade e Acessibilidade) que auxilia na análise de dados e no planejamento do transporte público. Esta ferramenta gera matrizes origem destino por ponto de parada e carregamento das linhas, composto por processamento de dados de bilhetagem integrada aos dados de monitoramento de frota via GPS.

É uma sistemática cuja função é processar os dados do transporte coletivo municipal gerados pelo controle de bilhetagem e de monitoramento da localização dos veículos e gerar informações que permitem estudos para planejamento imediato e em médio-longo prazo do sistema.

O objetivo com a pesquisa a ser contrata é calibrar os dados que a SPTrans já possui através do Sigma. “… muitas vezes, os sistemas eletrônicos de análise de demanda necessitam de refinamento e detalhamento dos dados obtidos por meio de coleta de dados localizada e específica. Assim os resultados das pesquisas permitirão efetuar a calibração e melhoria dos dados aferidos pela Sistemática de Informações Georreferenciadas de Mobilidade e Acessibilidade (Sigma)”.

Conforme o edital, a SPTrans solicita a contagem em oito locais (pontos).

Estes locais (veja a tabela abaixo) estão localizados na Av. Celso Garcia, Av. Da. Belmira Marin, Av. Sapopemba, Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro (Clínicas e Vital Brasil), Estrada do M’Boi Mirim, Av. Aricanduva, e Corredor Inajar-Rio Branco/Centro.

O levantamento será realizado no pico da manhã, das 6h00min00s às 8h59min59s e pico da tarde, das 16h00min00s às 18h59min59s, com o total de veículos que atendem a parada por período e as coordenadas do ponto de parada.

Para cada ponto de parada, a pesquisa deve ser realizada nos horários indicados na tabela.

Deverão ser realizados os levantamentos em três dias úteis diferentes, excluindo as segundas e sextas-feiras.

O limite para recebimento das propostas está marcado para o dia 29 de agosto às 14h, por meio da página eletrônica www.licitacoes-e.com.br.

O início da disputa de preços (Pregão) será realizado neste mesmo dia às 14h15.
A íntegra do edital e seus anexos está disponível no site http://www.licitacoes-e.com.br e no site www.sptrans.com.br dentro do “link” LICITACÕES.


07/08/2023

Fonte: Diário do Transporte

 

Curso Licitações

04/12/2025

Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto

A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita