O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, diz que sua "prioridade número um" são os ônibus e que sua meta é elevar a velocidade média deles para 20 a 25 km/h.
A principal medida até agora foi reorganizar as áreas de ação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Antes, elas abrangiam regiões da cidade. Agora, passaram a ser organizadas a partir dos corredores viários.
"Cada área terá um gerente da CET e alguém da SPTrans [empresa que gerencia o transporte por ônibus], que vão trabalhar juntos para garantir a velocidade dos ônibus."
Outra grande mudança só virá com a conclusão da nova licitação do transporte. O edital, que deve ser publicado nos próximos dias, vai reorganizar o sistema para eliminar linhas sobrepostas e aumentar ligações entre os terminais.
"A ideia é 'metrorizar' os corredores", diz Tatto. "Se a velocidade aumentar, passa a competir com o Metrô, então pode haver uma migração. Na hora que o usuário perceber que ele ganha dez minutos por dia, é natural que ele comece a migrar."
Para isso, o plano é construir 14 terminais urbanos, que devem ser entregues, por concessão, à iniciativa privada.
NOVOS MODELOS
Outras promessas são a adoção de novos modelos de corredores, com áreas para ultrapassagem e cobrança nas paradas, e a troca da rede de semáforos, que poderão ser programados para priorizar a fluidez do transporte coletivo.
A campanha petista prometeu a construção de 150 km de vias exclusivas. Parte da licitação dos primeiros 68 km, herdados da gestão Gilberto Kassab (PSD), foi concluída no mês passado.
Tatto afirma que o planejamento vai superar a promessa de campanha. "[Construir] depende do recurso, mas estamos preparando para mais 120 km."
A ideia é concluir as licitações até o fim do ano para que as obras comecem em 2014.
Tatto diz que as obras não devem ser construídas por PPP (parceria público-privada), como considerado inicialmente pela gestão.
Outro ponto é ampliar a velocidade dos ônibus já nos extremos da cidade.
"Há um problema sério na periferia. O passageiro perde às vezes 30 minutos no bairro. Depois que resolvermos a questão dos grandes corredores, vamos olhar para os centros de bairros.
16/03/2013
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...