A Prefeitura de São Paulo vai fazer uma PPP (parceria público-privada) para instalar chips em toda a frota de mais de 6 milhões de veículos da cidade. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) quer concluir até o ano que vem a licitação para a escolha da empresa que vai explorar o sistema. A instalação dos chips começaria em 2011.
A intenção é ampliar a fiscalização, como pagamento de IPVA, falta de licenciamento e desrespeito ao rodízio. Desde 2006 a gestão Kassab trabalha neste projeto. Em 2007, foi assinado um convênio com o governo do Estado para vincular a instalação dos chips ao licenciamento dos veículos.
A ideia só não foi implantada ainda, segundo Kassab, porque a prefeitura aguardava a definição, por parte do governo federal, da tecnologia dos chips que seria utilizada em todo o país. A tecnologia será anunciada hoje.
A partir dessa definição, a prefeitura volta a discutir o assunto. Será criado um grupo de trabalho na Secretaria dos Transportes para elaborar a licitação, que deve ser aberta no início de 2010.
O grupo também vai definir o modelo do contrato. Uma das hipóteses é fazer uma concessão do serviço, nos mesmos moldes do contrato com a Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular ambiental.
"A tecnologia que será apresentada amanhã [hoje] não vai rastrear o automóvel", diz o engenheiro Dario Thorbe, do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas. O instituto é que desenvolveu o sistema eletrônico para o Ministério das Cidades.
29/10/2009
05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...04/03/2026
Prefeitura lança edital de licitação para construção do Hospital Municipal na próxima semana
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na ...