Está autorizada a contratação da consultoria para elaboração de estudos tarifário e de recuperação de custos para os serviços de água, esgoto e drenagem pluvial em Porto Alegre. A “não objeção” foi expedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está financiando a iniciativa por meio do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). O vencedor do processo de licitação é o consórcio Ceti-Mercados de Energia.
Os estudos servirão de base para a implantação de um novo regime tarifário para os serviços públicos de esgoto sanitário e abastecimento de água, prestados pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), e recuperação de custos para os serviços de drenagem de água da chuva, prestado pelo Departamento de Esgotos Pluviais (DEP).
Além de definir as políticas da estrutura tarifária para o Dmae e DEP, o estudo deverá apresentar um novo marco tarifário e um plano de transição que favoreça a alteração gradual das tarifas. Também deverá sugerir um novo mecanismo para subsídios e tarifas sociais, que beneficie os usuários de baixa renda e proponha maior equidade na carga tributária.
O grupo técnico da prefeitura que acompanhará a elaboração do estudo será coordenado pela Secretaria de Gestão, por meio do Pisa, com apoio do Dmae, DEP, das secretarias municipais da Fazenda (SMF) e de Planejamento Estratégico e Orçamento (Smpeo).
Socioambiental - O Pisa está reestruturando a região do Arroio Cavalhada para tirar os moradores do local de situação de risco. Entre as ações do programa, estão as obras de proteção contra cheias, construção de novas moradias e estruturação viária. Em conjunto com as ações de saneamento, essas iniciativas contribuem para atingir o objetivo principal do programa, que é aumentar a qualidade de vida do cidadão porto-alegrense e devolver a balneabilidade do Guaíba. O custo do Pisa é de US$ 169 milhões, sendo US$ 83 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o restante de contrapartida.
10/12/2014
14/09/2026
Curso Presencial IA na Prática para Licitações e Contratações Públicas - Porto Alegre-RS
O curso de Inteligência Artificial em Licitação e ...02/04/2026
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
Curso presencial foi idealizado para formar novos ...16/10/2026
Seduc abre licitação para construir dois colégios estaduais integrados em Rondonópolis
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso ...16/10/2026
Edital de licitação para construção de nova ponte entre Cotiporã e Bento Gonçalves é assinado
O edital de licitação para a construção de uma nov...