Sistema de compras governamentais pela internet é seguro


O sistema governamental de compras pela internet (e.gov), ou governo eletrônico, não experimentou até o momento qualquer caso de fraude, segundo o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santana, também secretário-executivo do Comitê Executivo do Governo Eletrônico.
Ele esclareceu que o governo "tem possibilidade de verificação, inclusive posterior, se em algum processo houve influência estranha". O sistema utilizado pelo programa e.gov permite cruzar os dados de tudo que foi feito nas compras governamentais, após a realização das transações, e identificar ocorrências fora do padrão normal exigido.
O sistema gerido pelo Ministério do Planejamento, de acordo com Santana, é bastante seguro, incluindo cautelas estabelecidas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados do Ministério da Fazenda (Serpro). Isso não significa, advertiu, que esse sistema não venha a sofrer tentativas de ataque. Até o momento, porém, não foi detectada qualquer fraude.
O secretário disse apoiar a proposta da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico de uso de certificação digital para tornar as transações pela Internet mais seguras. Atualmente, informou, o ministério já usa esse certificado em um sistema de controle de diárias e passagens e se prepara para estender o uso do mecanismo ao programa de compras eletrônicas ainda neste ano, alcançando em uma segunda etapa o usuário final, que é o fornecedor.
O número de fornecedores do sistema governamental é hoje de 235.098, contra 61.113 em 1997. Rogério Santana salientou que 66% do total das compras são feitos de micro e pequenas empresas. "É mais barato – o empresário não precisa se deslocar do seu local de trabalho, se estiver em dia com os impostos e as obrigações tributárias e legislativas", explicou.


10/02/2006

Fonte: Agencia Brasil

 

Curso Licitações

02/02/2023

Prefeitura de SP abre licitação para manutenção das ciclovias da capital

A Prefeitura de São Paulo, através da SMT (Secreta...

01/02/2023

Prefeitura divulga edital de licitação para construção de um novo ESF Caçador

Os moradores do bairro Caçador ganharão uma nova s...

01/02/2023

Prefeitura de Taubaté revoga licitação para compra de material escolar

A prefeitura de Taubaté revogou a licitação para c...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita