A Defensoria Pública estadual, o Ministério Público estadual e o governo do estado do Rio assinaram nesta quarta-feira um termo de compromisso para licitar o sistema de bilhetagem eletrônica intermunicipal. O documento estabelece um prazo de 540 dias para a licitação e a contratação do vencedor para operar o novo sistema. A proposta é que, com a licitação, um único cartão eletrônico possa ser usado em ônibus, trens, metrô e outros meios de transporte.
– Celebramos o Termo de Compromisso com o objetivo de que as regras do transporte público sejam mais transparentes e, por conseguinte, para que os consumidores possam ser beneficiados com um transporte de melhor qualidade e eficiência – destaca a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon), Patricia Cardoso.
O novo modelo de gestão, segundo o termo assinado, vai consolidar os dados gerados por cada meio de transporte público, como o número de usuários e de viagens efetuadas em ônibus, trem, metrô e outros. A ideia é possibilitar, entre outros pontos, a melhor administração da verba pública repassada às empresas de transporte.
– A integração entre todos os modais além da obtenção e operacionalização de todos os dados para fins de planejamento da mobilidade urbana como um todo representará um novo capítulo na história do transporte fluminense, e com o conhecimento de quanto o estado está pagando por gratuidade e por subsídio, corretamente, ele poderá planejar para melhorar a vida do cidadão – complementa o subcoordenador do Nudecon, Eduardo Chow.
Assinam o acordo, além de Patricia Cardoso e de Eduardo Chow, promotor de Justiça Pedro Rubim Fortes, a promotora de Justiça Liana Barros Cardozo, o procurador-geral do estado, Leonardo Espíndola, e o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira Goulart.
01/11/2017
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...