Sistema de abastecimento de água de Cuiabá terá melhorias


Várzea Grande - O engenheiro Édio Ferraz, diretor-técnico da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), destacou a ousadia determinada do prefeito Wilson Santos e do presidente da instituição, José Antônio Rosa, em viabilizar meios de estruturar de vez o abastecimento de água na Capital, através da ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, um dos muitos projetos na área de saneamento básico que a atual gestão municipal vem implementando.
Os recursos para a ampliação da ETA tiveram origem numa emenda parlamentar de autoria dos deputados federais Thelma de Oliveira e Wellington Fagundes, somando-se à contrapartida da Prefeitura. A iniciativa de ambos os membros da bancada mato-grossense tem sido enfatizada pelo prefeito Wilson Santos em todos os eventos ligados ao saneamento.
A ETA do Tijucal comporta investimentos e tecnologia de porte acentuado e que demanda sua execução no menor prazo possível. Foram construídos dois reservatórios de mil e 2 mil metros cúbicos.
“Trata-se de uma obra de vulto, realmente complexa, repleta de desafios. O que não se constituiu em nenhum empecilho para que o prefeito Wilson Santos e o presidente da Sanecap, José Antônio Rosa, emoldurassem também esse empreendimento na capital, hoje próximo de ser concluído”.
Segundo o diretor, a primeira fase da ampliação da ETA do Tijucal já pode ser visualizada. “É uma realidade animadora para quantos acreditaram na viabilidade do projeto. A adutora para o CPA (Altos da Serra) se encontra em andamento (1ª fase), dentro da normalidade previsível. Os tubos que aportaram há dias atrás em Cuiabá, desfilando em carreata pelos bairros da região do CPA/Pedra 90, unidades a serem beneficiadas com água à vontade, de boa qualidade, já estão sendo assentados nas valetas, em direção ao bairro Altos da Serra”.
Ferraz prevê que essas obras (1ª etapa) podem ser finalizadas até dezembro próximo. “Vamos contar para que não seja registrado nenhum problema que atrase a execução dos prazos previstos”.
A segunda etapa - conforme determinação de Wilson Santos - deverá ser inaugurada no dia 8 de abril, aniversário de Cuiabá. A adutora que abastecerá a região do bairro Pedra 90 está dentro da licitação, em andamento. Édio disse que as obras não podem ser tocadas enquanto o processo licitatório não for concluído.
“Creio que não teremos barreiras que nos impeçam de concretizar também a segunda etapa dentro dos prazos levantados. O prefeito deseja presentear a capital com o empreendimento completo, de importância indiscutível. Afinal, a água é um elemento essencial à vida. Os problemas que ainda enfrentamos, por causa da seca prolongada, atestam isso”.


15/10/2007

Fonte: Jornal O Documento

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita